A Frescatto, marca de pescados do Frigorífico Jahu, está investindo na formação de seus colaboradores. Prova disso é o desenvolvimento do projeto “Classe Anexa” da empresa, que é ministrado pelo Serviço Social da Indústria – SESI. A iniciativa tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento educacional dos profissionais da empresa.
O curso é destinado para os colaboradores com interesse em aprimorar seus conhecimentos e que não tenham concluído os estudos do período entre 1ª e a 4ª série do ensino fundamental. Nenhum deles é obrigado a participar, e a empresa realiza apenas um trabalho de sensibilização juntos aos colaboradores, mostrando a importância da conclusão dos estudos na vida profissional. A partir daí, o corpo docente do curso diagnostica a escolaridade de cada pessoa inscrita e desenvolve um método de estudo adequado para o aprendizado desse indivíduo, fornecendo ainda apoio pedagógico sistemático e material didático.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Andréa Stancato, o projeto trará benefícios não só para os colaboradores, mas também para a empresa e para sociedade. “É fundamental que as empresas privadas procurem investir na qualificação e no aprendizado de seus funcionários. Vivemos um momento em que a oferta de informação é muito grande, e é fundamental que todos acompanhem essa demanda. Por isso todos devem estar permanentemente atualizados sobre o que acontece no dia a dia da empresa, para a formação de bons profissionais e cidadãos. Com o conhecimento, todo mundo sai ganhando”, ressalta Andréa.
Para o sócio-diretor da Frescatto, Thiago De Luca, o intuito da Classe Anexa é aflorar as habilidades e o conhecimento dos funcionários da empresa. “Não temos a intensão de alfabetizá-los, pois isso eles já são. O propósito do projeto é investir na capacidade e no conhecimento de muitos deles, que nem sempre conseguem explorar isso por conta própria. Estamos dando as ferramentas para eles construírem um futuro melhor e de engrandecimento, não só na vida profissional como na pessoal também”, informa Thiago.
Atualmente o projeto atende a cinqüenta funcionários, das mais variadas idades, divididos em duas classes. Todas as aulas são realizadas dentro da empresa, após o horário de expediente. Os participantes que concluírem os doze meses de curso receberão o certificado de conclusão do SESI-RJ.
O Grupo Jahu e a Frescatto – O primeiro Frigorífico Jahu asceu no bairro de Moema, São Paulo, resultado da expansão dos negócios originados a partir da rede de peixarias fundadas em 1945, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, por Carmelo de Luca e filhos.
Ao longo dos anos, a empresa foi adquirindo novas áreas, até se estabelecer em definitivo na atual localidade, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Por meio de investimentos e modernização, obteve a aquisição do SIF, certificados de qualidade e grandes melhorias no ambiente de trabalho, bem como produtos com maior segurança, originando a marca Frescatto.
Com uma estrutura de captação por todo o litoral brasileiro e atuando há mais de 30 anos na importação de pescados, o Frigorífico Jahu oferece durante o ano inteiro produtos de alto padrão, sejam eles nacionais ou internacionais.
André Gonzalez