Quantos frutas deve-se consumir por dia? Tem fruta que engorda? E se elas ficarem de fora do cardápio? “São vários os motivos para se comer bastantes frutas e vegetais. Eles ajudam a diminuir a gordura na dieta e controlar o peso corporal, mas também ajudam a combater doenças”, explica o médico nutrólogo Maximo Asinelli, de Curitiba (PR). Aqui, ele esclarece outras dúvidas sobre o assunto.
Qual a importância das frutas para a alimentação e para a saúde?
Novos estudos reforçam cada vez mais a importância dos alimentos funcionais para uma vida saudável e a boa notícia é que as frutas estão entre os principais objetos de atenção dos pesquisadores. Poderosas, elas são capazes de proteger células contra processos degenerativos e de envelhecimento, prevenir uma lista de doenças, revitalizarem sistemas inteiros, devolver energia ao seu corpo, além de ser uma delícia.
Como as frutas podem ajudar na dieta?
Se você tem o intestino preso, coma mais frutas e preferencialmente com o bagaço, pois são ricas em fibras, estimulam a produção de hormônios que diminuem o apetite, ajudam a controlar o colesterol e faz você se sentir saciado. O mamão maduro é laxante, diurético, digestivo e emoliente. Consumido em jejum, contribui para o controle de diabetes, as sementes são um excelente vermífugo. Para combater resfriados, consuma sucos de limão, laranja e acerola, que aumentam a sua imunidade.
Qual seria um cardápio de frutas indicados para uma alimentação saudável?
Procure incorporar frutas em todas as refeições, mas se puder consumir uma vez ao dia, no mínimo, garanto que trará um ótimo benefício a sua saúde. Pela manhã, um suco natural, uma porção de meio mamão papaia ou uma vitamina de leite de soja com aveia e banana é um ótimo desjejum. No almoço, um prato de salada “colorida” com melancia em pedaços, manga, abacaxi, ou melão é muito saudável e uma ótima dica para os pratos “light e saudáveis” para esse verão. Uma maçã por dia! Fácil de levar, e uma dica para manter a saúde mesmo para quem vive fora de casa o dia todo.
Alguns especialistas defendem que as frutas não devem ser consumidas durante as refeições. Também não é recomendado o consumo de frutas como sobremesas?
Não podemos criar regras rígidas, pois as frutas são ótimas em toda hora! Se quiser tirar proveito total delas aí sim temos algumas dicas que melhoram a absorção, são elas:
a) Utilize sempre frutas frescas e da época.
b) Comer frutas em jejum auxilia a digestão e absorção.
c) Comer frutas junto com folhas verdes antes do almoço também melhora a absorção dos nutrientes, facilita o trânsito gastrointestinal e diminui a absorção de gorduras.
É verdade que o melhor momento para consumir frutas é quando se está de estômago vazio? Por que isso acontece?
As frutas frescas por serem de fácil digestão não necessitam tanto da ação do estômago e dos ácidos, portanto tem passagem rápida pelo estômago e vão ser absorvidas no intestino delgado. Se você ingerir antes uma refeição muito copiosa, como o almoço, e depois comer frutas vai dificultar o transito rápido delas, pois alimentos protéicos como carnes e carboidratos tem uma digestão mais lenta e necessitam muito do efeito mecânico do estômago e seus ácidos, causando assim uma fermentação maior dos açúcares das frutas.
Qual deve ser a medida do consumo de frutas para uma pessoa adulta?
Estudos epidemiológicos demonstram os benefícios do aumento do consumo de frutas e vegetais para 400 granas por dia (5 a 9 porções). Ambos contêm vários componentes relacionados à promoção da saúde, como vitaminas, minerais essenciais, antioxidantes e fibras. Nos meus trabalhos clínicos e conferências, costumo sugerir programas de consumo variados de acordo com as frutas da época e de cada região. Quanto mais variada for a seleção das frutas, mais variedades de fitoquímicos (substâncias antioxidantes contidas nas frutas e vegetais), serão ingeridos. Devemos lembrar que o consumo de frutas deve ser diário, com frutas frescas e variadas para que seu organismo possa absorver e utilizar todos os nutrientes e assim se beneficiar do efeito protetor celular.
Há uma série de doenças e problemas de saúde que podem ser evitados pelo consumo regular de frutas. Quais seriam as principais?
A incidência e a progressão de doenças crônicas (câncer, diabetes…) também tem como fatores de risco a falta de fitoquímicos, entre eles, os carotenóides e os flavonóides presentes numa dieta rica em frutas e vegetais. Esses componentes apresentam atividades antioxidantes e antiinflamatórias.
Os brasileiros enfrentam o aumento de doenças crônicas degenerativas, devido a um estilo de vida desequilibrado, que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. O consumo regular de alimentos funcionais, como as frutas, pode ser uma alternativa para conter o avanço dessas enfermidades.
Fonte Abril Comportamento