A Fundação Volkswagen comemorou nesta sexta-feira (6/11) seu aniversário de 30 anos, com o lançamento de um livro contando a história da instituição e a premiação dos projetos sociais vencedores do Concurso Volkswagen na Comunidade 2009. O evento ocorreu na Pinacoteca de São Bernardo do Campo (SP).
A Fundação Volkswagen iniciou suas atividades em 1979, voltada principalmente à subvenção da educação dos colaboradores da Volkswagen do Brasil e seus filhos. Atualmente, a intituição tem dois focos principais de atuação: o pilar da “Educação” e o pilar do “Investimento Social”.
Educação
No pilar Educação, a instituição desenvolve quatro projetos, que são parte integrante de um programa maior, o “Território Escola”, voltado à construção de uma educação pública de qualidade no Brasil. Nos últimos 5 anos, os projetos educacionais da Fundação Volkswagen envolveram diretamente 3.200 educadores, beneficiando 345 mil estudantes.
Estes projetos são: o “Estudar Pra Valer!”, que fortalece o aprendizado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; o “Entre na Roda”, que incentiva a leitura nas escolas; o “Brincar”, que difunde novas brincadeiras pedagógicas na Educação Infantil, e o “Pró-Educar Brasil”, que dá formação universitária para professores do Ensino Fundamental de municípios com baixa escolaridade e elevado analfabetismo, em parceria com concessionárias Volkswagen.
Com a inclusão de 26 municípios em 2009, os projetos educacionais da Fundação Volkswagen passaram a abranger 190 cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. Dentre os novos municípios assistidos neste ano, estão as cidades de Jundiaí, São José do Rio Preto e Ubatuba (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Arcoverde (PE).
Investimento Social
No campo do Investimento Social, a Fundação Volkswagen patrocina, ao lado do Banco Volkswagen, o Coral da Gente, na favela Heliópolis, a maior de São Paulo, em parceria com o Instituto Baccarelli. O projeto foi implantado há 11 anos depois de um trágico incêndio que atingiu a favela.
Outro projeto é o concurso Volkswagen na Comunidade, lançado em 2008, que patrocina 7 projetos de organizações sociais das comunidades onde a Volkswagen está inserida – São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos, São Paulo e São José dos Pinhais. As inscrições devem ser feitas por colaboradores da Volkswagen que atuem como voluntários na organização.
O Investimento Social mais recente da Fundação Volkswagen, lançado em junho, é o projeto “Costurando o Futuro”, realizado em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo na comunidade do DER, no entorno da fábrica Anchieta. Por meio dele, a instituição implantou uma oficina de costura no bairro para proporcionar trabalho e renda para mulheres carentes. Na oficina, grupos de 40 mulheres recebem treinamento e todos os equipamentos necessários, para transformar uniformes reciclados de trabalhadores da Volkswagen em acessórios de vestuário.