Junção dos ideogramas “furo” (banho) e shiki” (espalhar), o Furoshiki tem sua origem na época dos samurais, quando era usado como espécie de sacola para embrulhar as roupas daqueles que freqüentavam os banhos públicos. Agora, o Furoshiki chega ao ocidente trazendo cor ao dia-a-dia e colocando a criatividade e a habilidade manual à prova. Resultados incríveis e surpreendentes podem ser obtidos com um simples toque pessoal às produções.
O Furoshiki é também uma opção charmosa e ecológica, no lugar das sacolinhas plásticas, uma vez que pode ser usado inúmeras vezes e de várias formas.
Após realizar um um ciclo de workshops sobre o tema, a Fundação Japão abriu o Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki voltado à estudantes de moda, design, artes plásticas e arquitetura. Serão selecionados 3 projetos para produção do furoshiki, além de um prêmio de R$ 600,00, incluso o pagamento dos direitos autorais, para cada projeto.
Para quem quer se iniciar na brincadeira, o site da Renner (www.lojasrenner.com.br) traz o passo-a-passo de alguns modelos. Além disso, a rede oferece uma série de cangas com estampas irresistíveis, que vão da praia para a cidade com apenas alguns toques. Amarre-se nessa!