Falta de cuidados beneficia câncer de pele no RS no ano passado, dos 1.999 gaúchos que receberam consultas gratuitas na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, 55,1% confessaram não utilizar nenhum tipo de proteção durante a exposição solar. Em um país tropical como o Brasil, e no Estado que é o segundo com maior incidência desta doença, este número é alarmante. “Muitas pessoas não tem consciência de como é importante e vital se prevenir da radiação excessiva do sol, principal fator de risco para esta enfermidade”, alerta a dermatologista Berenice Capra, que completa: “Hábitos simples como a utilização de filtro solar, chapéu, bonés e roupas escuras, podem fazer toda a diferença e aumentar a qualidade de vida de cada um”.
Outro dado que merece destaque na edição 2008 da Campanha de Prevenção é o fato de que, do total de atendidos, 10,1% foram diagnosticados com câncer da pele e 0,8% destes estavam com melanomas malignos, considerado o tipo mais perigoso, pois pode espalhar-se para outros órgãos, quando o diagnóstico é tardio.
Especialistas nesta área, os dermatologistas acreditam que a melhor forma de conter a doença é orientando e informando a população. Para isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD está realizando a 11ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. “Em anos anteriores de Campanha o percentual de pacientes que não tomavam qualquer medida de proteção quando expostos ao sol era ainda maior – o que nos leva a acreditar que aos poucos a informação correta e continuada levará as pessoas a se protegerem de forma mais adequada”.
O ponto alto da ação acontece no dia 5 de dezembro, quando serão oferecidas consultas gratuitas no Rio Grande do Sul e em mais 22 estados brasileiros. “Este ano, nossa meta é alcançar mais de 2,9 mil atendimentos”, informa Berenice Capra, que também é coordenadora regional da Campanha.
De acordo com a dermatologista, muito mais do que uma oportunidade para se obter informações, este dia pode representar uma chance de vida para quem está com a doença e nem sabe. “Na maioria dos casos é possível obter a cura quando, depois de diagnosticada a doença, a pessoa receber o tratamento correto e adequado”, conclui.
Equipes de dermatologistas darão consultas médicas gratuitas das 8h às 16h, em cinco postos de atendimento de Porto Alegre e seis no interior, respectivamente em: Santa Maria, Rio Grande, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Garibaldi. Os pacientes que apresentarem suspeita de câncer da pele serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito.
Os endereços dos locais de atendimento poderão ser consultados através do telefone 0800.7013187 e pelo site da SBD.
Números da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele no Brasil, em 2008:
43.800 pessoas atendidas;
65,4% confessaram não usar nenhum tipo de proteção ao tomar sol;
10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele;
Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos.
Ao final de todas as atividades relacionadas à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele de 2009, os números de atendimento de cada estado serão computados e passarão a integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor.