O secretário estadual do Emprego, Guilherme Afif Domingos, vai apresentar pesquisa de avaliação feita com os egressos do PEQ em 2008 e anunciará as vagas ofertadas em cada região do Estado neste segundo semestre. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), anuncia amanhã, a partir das 10 horas, como as 40 mil vagas do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) – com bolsa-auxílio de R$ 210 mensais – serão distribuídas em todo o Estado a partir de agosto.
A divulgação será feita durante o 2º Seminário de Qualificação Profissional, na sede da SERT. Na ocasião também serão apresentados os resultados de uma pesquisa – realizada junto aos egressos do PEQ em 2008 – que apresenta o perfil dos alunos, aponta quantos conseguiram trabalho e questiona se o programa atendeu os objetivos.
Histórico – O PEQ, lançado em 23 de junho de 2008 pelo governador José Serra, é destinado prioritariamente a pessoas desempregadas, com idades entre 30 e 59 anos de idade. O Programa tem o objetivo de qualificar ou requalificar o cidadão desempregado para aumentar suas chances de reinserção no mercado de trabalho. As aulas, com duração máxima de três meses, são ministradas nas escolas do Centro Paula Souza, Senai e Senac.