Com a construção das usinas, Rondônia se tornou um pólo para grandes investimentos em diversos setores. Várias empresas já se instalaram, outras estão se instalando aqui atraídas pelo crescimento que o Estado representa frente as demais regiões. Mas, principalmente, atraídas pelo incentivo fiscal e tributário oferecido pelo Governo do Estado.
Na manhã desta quinta-feira (25), o governador Ivo Cassol recebeu em seu gabinete na Residência Oficial, os executivos da empresa multinacional Voith Hydro, Jürgen Bischoff e Jair Rosa Teixeira para tratar da instalação da empresa em Rondônia. Acompanhados do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico Social, Marco Antônio Petisco, que foi o mediador da reunião.
Durante o encontro, Jürgen Bischoff, diretor executivo, disse que a empresa está estudando a possibilidade de implantar uma unidade na região Norte, tendo em vista que duas usinas estão sendo construídas nesta região. “Queremos instalar uma filial nesta região para facilitar os trabalhos de fornecimento do nosso produto. Nossa empresa é a responsável pelo fornecimento de turbinas e geradores para as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio. Fabricando aqui, ficará mais fácil o transporte”, declarou o executivo.
Ainda na reunião, Jürgen agradeceu a recepção por parte do Governo do Estado e destacou a excelente idéia da administração estadual em oferecer isenção de imposto fiscal para que empresas como a Voith se instalem em Rondônia visando o progresso do Estado. “A isenção do imposto facilita para as empresas se instalarem em Rondônia. Ótima iniciativa” elogiou Bischoff. Segundo ele, com a implantação da empresa serão investidos R$ 50 milhões de reais, além de gerar inicialmente 100 empregos diretos.
Ao se pronunciar, Cassol afirmou o compromisso de isentar a empresa de pagar os impostos tributários e ressaltou que Rondônia precisa aproveitar esse momento de ascensão para atrair investidores que possam se instalar no Estado e gerar emprego e renda para a população local. “O Estado faz uma troca com os empresários. Eles investem aqui, conseguimos gerar emprego e renda, e nós retribuímos com a isenção fiscal e tributária de sua empresa”, enfatizou o governador.
Ao final do encontro, Ivo Cassol avaliou como positiva a reunião e reafirmou a disponibilidade em trabalhar para que a instalação da multinacional seja concretizada em Rondônia.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social