Para esclarecer questões relativas à gripe A (H1N1), o secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, vai a Santa Maria e Uruguaiana, nesta quinta-feira (23), para manter contato com os prefeitos César Schirmer e Sanchotene Felicce.
Diante do atual quadro da gripe A (H1N1), o governo do Estado do Rio Grande do Sul pretende tranquilizar as comunidades e mostrar o que o governo tem feito no combate à gripe A (H1N1).
“O Estado do RioGrande do Sul já reforçou os recursos destinados aos postos de saúde para aumentar o horário de atendimento à população, adquiriu mais equipamentos e ampliou o número de leitos. Também criou o Comitê de Enfrentamento da Gripe A (H1N1), com a participação de secretarias municipais da Saúde, da Defesa Civil, de hospitais e faculdades de Medicina”, diz Terra.
Paraná
A Secretaria da Saúde do Paraná informa que recebeu no início da noite de terça-feira (21) do Ministério da Saúde a confirmação da primeira morte causada pela Influenza A (H1N1) no Paraná.
Trata-se de uma mulher, adulta, residente em um dos municípios da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 9 deste mês e dois dias após o quadro clínico piorou com evolução para uma pneumonia. Cinco dias depois, a paciente faleceu.
Esta é a primeira morte confirmada com a doença no Estado.