O Programa de Qualidade de Vida (Qualigac) do Gabinete Civil do Governo do Estado lançou hoje (20), às 8h30, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, em parceria com o Sindicato dos Odontologistas do Estado do RN (SOERN), o Conselho Regional de Odontologia-RN e o SESI. Profissionais renomados na área de patologia bucal farão atendimento gratuito aos servidores públicos estaduais e à população em geral em frente ao prédio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), no Centro Administrativo. Também serão distribuídos kits odontológicos e material informativo.
Haverá, ainda, um Ato Ecumênico em homenagem ao Dia do Servidor antes, a partir de 8h30, em frente às secretarias de Administração e Agricultura.
O Programa Qualidade de Vida (Qualigac) vem realizando palestras educativas para orientar seus associados e prevenir doenças. Em 2008 outras palestras envolvendo oftalmologia e diabetes foram realizadas. O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado do RN, Ivan Tavares Farias, disse que este tipo de palestra faz parte da filosofia do sindicato de responsabilidade social. Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia – RN, Eimar Lopes, toda iniciativa aproximando a odontologia e os profissionais da área com a população terá o apoio do Conselho.
As entidades profissionais e mesmo colégios que desejam ter palestras sobre Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca podem entrar em contato com o SOERN ou com o CRO-RN.
Mais informações:
SOERN – 3206-3498 – e-mail: [email protected]
CRO-RN – 3222-4657 – e-mail [email protected]
Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca
O Câncer de Boca é uma doença que diagnosticada precocemente pode ser tratada e o indivíduo retoma a sua vida normal, não correndo risco de morte. No Brasil, segundo estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 10.600 novos casos de Câncer Oral são diagnosticados por ano, morrendo vítima da doença cerca de 30% desse total. O que dá aproximadamente 3.200 mortes.
A maior prevalência é o carcinoma espinocelular
Estatística do Instituto Nacional do Câncer aponta que o Câncer de Boca atinge mais os homens. A incidência do Câncer Oral ocupa o 5º lugar no sexo masculino e o 8° no feminino. Um dado que preocupa as autoridades de saúde é que a maioria dos casos o diagnóstico é feito tardiamente.
As causas do Câncer de Boca
Os fatores de maior risco para deflagrar o Câncer Oral são os vícios de fumar e de beber. O fumante inveterado e o alcoolatra terão mais possibilidade de desenvolver um câncer de boca do que uma pessoa que pratica atos saudáveis de vida e procura regularmente o seu dentista. O risco da doença aumenta 100 vezes quando o fumo e o álcool estão associados. Ou seja, uma pessoa fumante e que exagera no consumo de bebidas alcoólicas terão muito mais chance de ter a doença. A exposição ao sol por longos períodos também é o principal fator que pode desencadear o câncer de lábio, assim como o fumo, que aparece em seguida.
Como a doença aparece?
O primeiro sinal de alerta para o câncer de boca é o aparecimento de uma ferida, aquela úlcera que no início pode não doer. Se a ferida não se cicatrizar num período de 21 dias, o sinal de alerta já se estabelece e o primeiro passo é procurar orientação de seu cirurgião-dentista, particular ou na rede pública de saúde.