Na visita que fez hoje (23) a Santa Maria, o secretário Estadual da Saúde do RS, Osmar Terra, confirmou que as medidas adotadas pela prefeitura, para conter o avanço da Gripe A (H1N1) na cidade, estão no caminho certo e reafirmou que não é necessário decretar situação de emergência no município. Ele também esclareceu que “não há orientação de suspender aulas ou cancelar evento, de forma indiscriminada. Estas providências só devem ser tomadas onde houver o surto, são localizadas e temporárias”.
Terra explicou que o governo do Estado RS apóia essas medidas, entre elas o atendimento ampliado nas Unidades de Saúde, uma vez que cada uma, com ampliação de horário, recebe R$ 6 mil reais por mês. Terra ainda orientou os demais prefeitos que passam por este problema, a seguirem o exemplo de Santa Maria.
Entre as medidas de apoio aos municípios, anunciadas pelo secretário de Saúde, está a antecipação de duas parcelas de R$ 4 milhões para a aquisição de medicamentos básicos e antibióticos, para tratar as possíveis complicações da gripe. O Estado também irá oferecer ao Hospital Universitário mais seis respiradores, do total de 100 alugados e 50 adquiridos pelo Governo para os casos mais graves. Se for necessário, segundo informou o secretário, o Estado enviará mais respiradores para abrir uma unidade na Casa de Saúde.
Outras medidas estão sendo encaminhadas pela secretaria da saúde a fim de enfrentar a epidemia de Gripe A no Estado, uma delas diz respeito a descentralização do exame de diagnóstico do vírus, o que ainda não tem prazo definido. No entanto, o secretário Terra anunciou que na próxima segunda-feira o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do RS) já poderá realizar o exame de Imunofluorescência, que faz a distinção entre o que é gripe de outras viroses que também atacam no inverno. Este exame ficará pronto em no máximo 24h.
Além da ampliação do horário de atendimento nos postos- são 13 no total, sendo dois PAs abertos 24h- o prefeito Cezar Schirmer relatou ao secretário as demais medidas, entre elas a contratação emergencial de 21 médicos e 28 enfermeiros; instalação de uma unidade especial junto ao Pronto Atendimento do Patronato; instalação de uma unidade móvel no Centro da cidade; implantação do serviço Disk-Gripe, com orientação através dos números 91650656 e 91542464 ( recebe ligação à cobrar) e impressão de 100 mil cartilhas com informações sobre prevenção e rede de atendimento no município.