O INBRAVISA – Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Santária informa que o Brasil ultrapassou a Argentina em número de mortes pela gripe Gripe Influenza A H1N1. Segundo dados oficiais , divulgados pelos órgãos de saúde dos dois paises, são 488 mortos pela doença no Brasil contra 439 na Argentina. O Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos que teve 522 pessoas mortas pela nova gripe. No total a gripe suína já matou 1.799 pessoas em todo o mundo e 170 países já confirmaram casos da doença.
A Gripe Influenza A H1N1, no Brasil, deve apresentar uma redução gradativa de novos casos com o aumento de temperatura devido ao final do inverno , mas deve voltar a circular de forma mais intensa em meados de abril ou maio de 2010.
“Poderemos ter ainda mais casos de óbitos, em virtude da exposição das crianças e adolescentes ao vírus, em decorrência da volta as aulas , mas a tendência da pandemia dimimuir com o fim do inverno, dá tempo para que as autoridades de saude do Brasil se prepararem para adoção de novas estratégias de combate a doença , e para enfrentar melhor a segunda onda da Gripe Influenza A H1N1, no próximo ano, explica Rui Dammenhain , diretor presidente do INBRAVISA – especialista em saude pública e vigilância sanitária.
A principal arma deverá ser a vacinação que já deverá estar disponível no início do próxmo ano, mas campanhas de prevenção, que incluem lavagem das mãos , aplicação de álcool em gel e uso de máscaras para pessoas com sintomas de Gripe Influenza A H1N1, não só devem continuar como serem incrementadas , conclui Dammenhain.
Gripe Influenza A H1N1
Gerência de Comunicações – INBRAVISA