A GS1 Brasil segue investindo no aperfeiçoamento e na modernização da cadeia de suprimentos e demanda no mercado nacional. Durante o mês de novembro, os associados que somam mais de 55 mil empresas no país, podem se beneficiar de cinco cursos focados na eficiência de processos, ajudando a produtividade das empresas com o uso das melhores práticas de logística e rastreabilidade. O curso de logística serve como introdução aos demais cursos da GS1 Brasil, pois apresenta os conceitos básicos relacionados ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, gestão de transportes, armazenagem e estoques com enfoque na logística integrada e nas aplicações do Sistema GS1.
Além de identificação e aplicação de códigos de barras, um dos mais conhecidos serviços da associação, a organização apresentará a tecnologia EPC/ RFID, que está revolucionando a cadeia de suprimentos. Também está na pauta do mês práticas de e-commerce e EDI, com a apresentação do EANCOM, padrão de EDI (electronic data interchange), como ferramenta essencial para agilização do fluxo de informações no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Vale ressaltar que o GS1 eCom é um dos padrões mais utilizados no mundo.
Confira os cursos de novembro e, para mais informações, acesse www.gs1brasil.org.br ou entre em contato pelo telefone (11) 3068-6229.
Dia 24 de novembro
Código de barras e a identificação de produtos comerciais
Apresentação de uma visão sobre a forma mais eficiente de identificar e aplicar código de barras nos produtos, caixas e paletes utilizando as ferramentas do Sistema GS1. Inclui regras para atribuição de códigos, estruturas numéricas e requisitos técnicos para a correta construção e utilização do código de barras como cores e tamanhos para cada tipo de produto e aplicação.
Código de barras e a identificação de unidades logísticas
Apresentação da aplicação completa das ferramentas de identificação do Sistema GS1 por códigos de barras, para codificação de informações variáveis nos produtos, caixas e paletes, aumento da eficiência do controle logístico e da rastreabilidade de produtos e processos. Estruturação e demonstração das aplicações do código GS1-128, considerando suas regras, cuidados técnicos e requisitos de sistemas;
Dia 25 de novembro
EPC e RFID – Identificação por radiofrequência
Apresentação das principais aplicações, características, padrões e oportunidades de negócios com o EPC/RFID. Também serão detalhados os componentes da Rede EPC, equipamentos e iniciativas nacionais e internacionais de implementação da tecnologia.
Práticas de e-commerce e EDI
Apresentação das partes constituintes do e-Commerce/EDI de forma simples. Ilustração do cenário atual do e-Commerce, enfocando processos interempresariais e abordando tendências e a importância de um padrão mundial em um contexto automatizado e globalizado. Apresentação do EANCOM, padrão de EDI, como ferramenta essencial para agilização do fluxo de informações no gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Atualmente está sendo cada vez mais adotado em um contexto multissetorial. Torna-se importante a todos os profissionais, não somente aos técnicos, que trabalham com EDI, conhecer este padrão. O curso possibilita aos participantes de todas as áreas, conhecimentos sobre esta ferramenta, processos relacionados, impactos e mudanças em seus setores, bem como o relacionamento do fluxo de informações com o fluxo físico.
Dia 26 de novembro
Fundamentos de logística – básico
Apresentação de conceitos básicos relacionados ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, gestão de transportes, armazenagem e estoques com enfoque na logística integrada e nas aplicações do Sistema GS1, constituindo-se em uma introdução dos demais cursos oferecidos pela GS1 Brasil.
A GS1 Brasil
A GS1 Brasil é uma associação sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pela padronização de processos de logística e rastreabilidade na cadeia de suprimentos e demanda. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos para o varejo, a associação oferece serviços e soluções para a as áreas de saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 55 mil associados no país e faz parte do Conselho de Administração da GS1, que é composto por importantes líderes e dirigentes de multinacionais, varejistas, fabricantes e representantes regionais da associação. Mais informações em www.gs1brasil.org.br e www.gs1.org