O aumento registrado pela McAfee no número de programas projetados para roubo de senhas em 2008 foi de 400%, chegando a quase 400 mil novas variantes de malware. Atualmente, são criadas quase 6 mil ameaças virtuais diariamente e o estudo apresentado pela McAfee aponta que este crescimento acontece paralelamente à sofisticação das técnicas e recursos de ataques com o intuito de roubar senhas e dados confidenciais dos internautas.
A pesquisa também indica quais são as técnicas mais refinadas utilizadas pelos cibercriminosos, assim como seus principais alvos.
O relatório da McAfee revela ainda que:
Os cibercriminosos observam cada movimento dos internautas com novos programas que tiram fotos da tela quando são digitadas senhas, ou que identificam e capturam informações de logins ocultos (sites onde as senhas aparecem como “******”).
As senhas de jogos são os logins mais almejados na Web.
Os criminosos estão falsificando websites confiáveis, criando pop-ups falsos para solicitar informações pessoais.
Os novos cavalos de Tróia, ou trojans, e worms para roubo de senhas, fazem mais do que capturar informações, eles deixam o computador vulnerável a outros ataques.
Os malwares têm utilizado novas técnicas para evitar a detecção por pesquisadores e softwares de segurança.
O relatório, na íntegra, em português, pode ser acessado em:
http://www.mcafee.com/us/threat_center/white_paper.html (clicar em BR na coluna ao lado do título do relatório em inglês “Inside the Password-Stealing Business”).
No blog do McAfee Security Insights está disponível uma visão geral da pesquisa http://siblog.mcafee.com e para obter uma perspectiva mais técnica, acesse o blog do McAfee Avert Labs http://www.avertlabs.com/research/blog/