Um Lugar para Beijar conta a história de homens que fazem sexo com homens na periferia de São Paulo. O relacionamento entre homens que fazem sexo com outros homens e contraem, por conta de sexo inseguro, o vírus HIV é assunto do documentário Um Lugar para Beijar, dirigido pela jornalista Neide Duarte, com o patrocínio do Programa Municipal de DST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde. O filme, inédito, será exibido nesta quinta (13/8), no Especial Cultura, a partir das 23h40.
A proposta do filme é mostrar a realidade dos encontros que acontecem entre homens do mesmo sexo no centro da cidade e em locais escondidos, como cemitérios. O documentário também discute os preconceitos e as vulnerabilidades que envolvem os jovens nesses relacionamentos. Homens que se relacionam afetivamente com homens são a segunda categoria de maior incidência de HIV no município de São Paulo. Em 2008, 1.176 homens que se relacionaram com outros homens contraíram o vírus.
A jornalista Neide Duarte ganhou 11 prêmios jornalísticos. Entre eles, o Líbero Badaró, o Vladimir Herzog e o Ethos de Jornalismo. Com Um Lugar para Beijar, a repórter conquistou o 32º Festival Guarnicê de Cinema.