Foi escolhido o dia 5 de maio, data natalícia de Rondon, para comemorar o Dia Nacional das Comunicações. O Território Federal de Guaporé recebeu o nome de Rondônia também em sua homenagem.
Cândido Mariano da Silva era descendente de índios Terena, Borôro e Guaná. Ele nasceu em 5 de maio de 1865, numa cidadezinha de Mato Grosso chamada Mimoso, mas que hoje é Santo Antônio do Leverger. Perdeu os pais ainda menino e foi criado por um tio, cujo sobrenome – Rondon – Cândido Mariano adotou anos mais tarde, com autorização do Ministério da Guerra.
Ele se destacou pela instalação de milhares de quilômetros de linhas telegráficas interligando as
linhas já existentes no Rio de Janeiro, São Paulo e Triângulo Mineiro com os pontos mais distantes do País.
Um esforço de grandes proporções para a integração nacional através das comunicações. Ao mesmo tempo em que realizava o trabalho, Rondon fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e lingüísticos da região percorrida nos trabalhos de construção das linhas telegráficas.
De 18 a 22 de maio, semana das comunicações e semana nacional dos museus, a Fundação Cultural de Ji-Paraná estará realizando uma programação especial de visita dos alunos de escolas públicas ao Museu da cidade.
Contribuição Luiz R. Costa