Estudos apontam uma taxa de sobrevivência três vezes maior em pessoas submetidas apenas às compressões contínuas no peito até a chegada de socorro. No dia 12 de novembro (quinta-feira), Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, o HCor – Hospital do Coração, em São Paulo -, promoverá uma palestra gratuita para o público sobre “Tonturas, Desmaios e Morte Súbita – Como Podemos nos Proteger?”, ministrada pelo Prof. Dr. José Carlos Pachón, responsável pelo Serviço de Arritmias do HCor.
O objetivo da palestra é esclarecer ao público leigo sobre o diagnóstico, riscos e os novos tratamentos para as arritmias cardíacas, principal causa da morte súbita. Estima-se que no Brasil, 5% da população possui algum tipo de arritmia.
Após a palestra, o HCor oferecerá um treinamento, também gratuito para a população, sobre os procedimentos de reanimação cardíaca por meio de bonecos de treinamento, que são utilizados em cursos para profissionais da área de enfermagem bem como ao público leigo. Antes preconizada como parte importante da ressuscitação cardiopulmonar, a respiração boca a boca prejudica o procedimento e reduz as chances de sobrevivência do paciente com parada cardíaca. A partir de 2010 mudará as diretrizes para procedimentos de emergência em parada cardíaca. De acordo com a nova orientação, somente a massagem cardíaca deverá ser aplicada pelo leigo.