Com bom humor e otimismo, Tantã, novo título de Edições SM da premiada escritora francesa Marie-Aude Murail, busca responder às complexas questões da integração dos deficientes, com ênfase na estigmatização e na crítica à medicalização da loucura, numa aventura sobre o convívio com o heterogêneo, fonte permanente de descobertas.
Kleber Maluri tem 17 anos, cursa o último ano do Ensino Médio e deseja o mesmo que os outros rapazes de sua idade: namorar uma garota bacana, ingressar numa boa faculdade, tocar a vida com independência. À diferença de seus companheiros, contudo, uma grande responsabilidade pesa sobre seus ombros: cuidar do irmão mais velho, Barnabé – Tantã para os íntimos. Tantã é deficiente mental: um homem de 22 anos com cabeça de 3. Ele aperta todos os botões do interfone, quebra relógios e celulares em busca do homenzinho que neles se esconde e, principalmente, conversa o tempo todo com seu Lolô, um coelho de pelúcia por meio do qual encena seus dramas interiores.
Órfãos de mãe, Kleber e Tantã foram esquecidos pelo pai, que internara o filho deficiente num hospício, onde passou maus bocados até ser resgatado pelo irmão mais novo. Novamente juntos, Tantã e Kleber vão morar em Paris, numa república estudantil. A partir de então, Kleber tem de se dividir para cuidar dos estudos, dos amores e sobretudo de Tantã, cuja socialização representa um desafio e tanto. Contando, porém, com a ajuda dos companheiros de república e de Zahra (uma colega de classe apaixonada pelo garoto), ele fará de tudo para ficar com o irmão, opondo-se às recomendações do pai e da assistente social.
Em 2008, a edição alemã de Tantã obteve o Deutscher Jugendliteraturpreis na Feira de Frankfurt, Alemanha.
Sobre a autora – Marie-Aude Murail nasceu no Havre, França, em 1954. Atraída desde jovem pela literatura, formou-se em Letras Modernas pela Sorbonne, onde defendeu tese sobre a adaptação de romances clássicos para o público infantil. Com mais de 80 títulos para crianças e adolescentes, aventurou-se por diversos gêneros (romance histórico, narrativa fantástica, ficção científica), abordando de modo sensível e bem humorado temas atuais e complexos como o trabalho e a maternidade no mundo globalizado e a imigração ilegal. Seus livros já receberam dezenas de prêmios e foram traduzidos em diversos países. Pelo conjunto de sua obra, Marie-Aude Murail recebeu em 2004 o título de “Chevalière de la Légion d’honneur”, na França.
Título: Tantã
Autora: Marie-Aude Murail (França)
Tradução: Rita Jover
Ilustração da capa: Daniel Bueno
Número de páginas: 208
Formato: 16 x 23cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-60820-77-1
Coleção: Comboio de Cordas – Romance