A Diretoria de Cooperação e Desenvolvimento (Dicod) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promoverá nesta segunda-feira, dia 17, das 14h30 às 17h15, o seminário Impactos da Crise Sobre os Fluxos de Comércio Brasileiros, que debaterá, entre outros temas, “as relações bilaterais de comércio Brasil-China” e “o yuan como moeda-reserva internacional”. A entrada é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 3315-5075 e 3315-5108.
A crise econômica internacional que eclodiu em 2008, além de interromper o recente ciclo de crescimento da economia brasileira, diferentemente de crises anteriores, não se localizou nos fluxos financeiros, mas nos fluxos comerciais do Brasil. “Evidentemente, taxa de câmbio e fluxos de investimento de todos os tipos foram afetados”, pondera a pesquisadora do Ipea Luciana Acioly. “Mas vê-se que os principais efeitos da presente crise sobre a economia doméstica se encontram nos fluxos de comércio”, afirma.
Na avaliação de Acioly, que mediará o debate previsto para encerrar o seminário, o fato de a corrente de comércio Brasil-China ter superado, no segundo trimestre deste ano, a corrente de comércio Brasil-Estados Unidos aponta para outro cenário de inserção comercial brasileira. “Essa questão não pode passar ao largo de uma questão maior, que é a dinâmica da economia chinesa e sua relação imbricada com os EUA, onde o tema das moedas – dólar e yuan – e as estratégias dos dois países têm implicações importantes sobre os fluxos de comércio e de investimentos”, justifica a pesquisadora, doutora em Economia com estudos voltados para o comércio internacional.
O seminário será aberto pelo diretor da Dicod, Mário Theodoro Lisboa, e contará com as presenças de Marta Castilho, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); João Luis Rossi, Coordenador-Geral de Negociações de Acordos Comerciais Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; e dos pesquisadores do Ipea Marcos Antonio Cintra e Andre Rego Viana.
Serviço
Seminário: Impactos da Crise Sobre os Fluxos de Comércio Brasileiros
Data: 17/08, segunda-feira, às 14h30
Local: Auditório do 16° andar
SBS Quadra 1 Bloco J , Ed. BNDS,
Brasília- DF