Neste último sábado, 14 de novembro, foi comemorado o Dia Mundial da Diabetes, sendo que houve grande mobilização para o debate sobre esta doença . O tema deste ano foi “Educar para prevenir“, escolhido a partir da constatação de que muitas pessoas descobrem que estão diabéticas quando já estão com uma série de complicações decorrentes da doença.
Diante da importancia do tema o INBRAVISA – Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária , contribui para divulgar a população os cudiados para prevenção desta doença
Dados estatísticos da Federação Internacional da Diabetes (International Diabetes Federation – IDF) assustam. A cada ano 7 milhões de pessoas desenvolvem diabetes. A cada 10 segundos, uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes e duas desenvolvem a doença.
O pior é que muitas pessoas sequer sabem que são diabéticas e não procuram atendimento médico adequado.
Como sempre a prevenção é o melhor remédio , explica Rui Dammenhain, especialista em saude publica e em vigilancia sanitária, e por isto as pessoas devem estar atentas aos principais sintomas da doença que são :
· urinar com freqüência,
· sede excessiva,
· fome aumentada,
· perda de peso,
· cansaço
· falta de concentração e de interesse em atividades rotineiras
· vômitos e dores de estômago
· sensação de formigamento ou torpor nas mãos e pés,
· visão embaçada,
· infecções freqüentes e feridas de difícil cicatrização.
Como fatores adicionais de risco para o desenvolvimento do diabete estão obesidade e sobrepeso, falta de atividade física, intolerância à glicose, hábitos alimentares não saudáveis, idade avançada, pressão e colesterol altos, histórico familiar e histórico de diabetes gestacional.
Nestes casos a pessoa deve procurar assistência médica e fazer o teste de glicemia para iniciar o tratamento correto, explica Dammenhain.