Todos os interessados em concorrer a uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem correr pois o prazo termina hoje (24/07) as 21 horas. Podem participar as pessoas com ensino médio completo, que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008 e que ainda não fizeram um curso superior. Esta já é a segunda etapa do ProUni 2009 e oferece 26.165 bolsas integrais e 22.992 parciais de 50% da mensalidade.
As vagas estão disponíveis em mais de 1.400 instituições de ensino superior privadas nas 27 unidades da Federação.
Podem concorrer às bolsas integrais, que pagam 100% da mensalidade durante todo o curso, estudantes que tenham renda de até R$ 697,50 por pessoa da família; e para as bolsas de 50% da mensalidade, cidadãos com renda de até R$ 1.395,00 por pessoa da família. Os estudantes também precisam atender outros critérios, entre eles, ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
Calendário – Depois da inscrição, o estudante precisa ficar atento para quatro datas: o resultado da primeira chamada será divulgado na página do ProUni dia 28 de julho. O passo seguinte é ir na instituição onde conseguiu a vaga para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição, entre elas, a renda declarada e o certificado de conclusão do ensino médio. O prazo para fazer isso vai de 28 de julho a 7 de agosto.
O resultado da segunda chamada será publicado dia 14 de agosto e o prazo para comprovar os dados na instituição será de 14 a 20 de agosto.
Ionice Lorenzoni