Terminam no próximo dia 3 de julho as inscrições para monitores do Programa Acessa Escola. As 2.302 vagas estão concentradas em 802 escolas do interior do Estado de São Paulo.
O programa é aberto a estudantes do 1º e 2º do Ensino Médio matriculados em escolas inseridas no programa e que tenham CPF. A taxa inscrição custa R$12 e deverá ser concluída apenas pela internet, no site www.fundap.sp.gov.br
Participam do processo seletivo 19 Diretorias de Ensino do Interior. São elas: Americana, Araraquara, Avaré, Botucatu, Capivari, Itapetininga, Jaú, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Vicente, São Carlos, São José dos Campos, São João da Boa Vista, Sumaré e Votorantim.
A preferência para contratação será dada aos alunos da própria unidade escolar. No caso de escolas que não tenham candidatos, alunos da escola mais próxima serão chamados, seguindo ordem de classificação. Os adolescentes serão treinados em seis módulos sobre informática. “A inclusão do jovem no universo da informática é essencial no mundo globalizado de hoje. E a escola tem papel fundamental neste processo”, disse o secretário de estado da Educação, Paulo Renato Souza
A carga horária de trabalho será de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por até outros 24 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino. Os salários serão de R$ 340 mensais e o aluno ainda recebe auxílio-transporte.
O processo seletivo é constituído de uma única fase, com aplicação de uma prova, com trinta questões de múltipla escolha. O exame está previsto para ser realizado no segundo semestre deste ano.
Sobre o Acessa Escola
O Programa Acessa Escola é um projeto inovador da Secretaria de Estado da Educação para manter abertos, durante todo o período de aulas, as salas de informática das escolas estaduais. Todos os estudantes da rede estadual poderão utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas. O Acessa Escola teve sua primeira fase em 2008, abrangendo 600 escolas da capital. Até março de 2010, a previsão é que atinja 3.527 unidades em todo o Estado.