A Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, abre inscrições de 17 de agosto a 30 de setembro do Vestibular 2010 para ingresso no curso de Administração Pública. São oitenta vagas, sendo 40 para o primeiro semestre do próximo ano e a outra metade para o segundo.
As inscrições devem ser feitas no http://concursos.fundep.ufmg.br e têm o valor de R$ 110,00. No edital, estão descritas a formação exigida e as condições que os candidatos devem ter para a realização do vestibular.
Sob a coordenação da Fundep, o processo seletivo é realizado em duas etapas. A primeira, que acontece em 8 de novembro, versa sobre conhecimentos nas seguintes áreas: Matemática; Ciências Físicas, Químicas e Biológicas; História; Geografia; Línguas Inglesa ou Espanhol, Portuguesa e Literatura Brasileira.
A segunda etapa da seleção, no dia 20 de dezembro, consiste em três provas – Matemática, História e Redação – com questões dissertativas.
Um vestibular diferente
A Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, criada em dezembro de 1992, veio consolidar a atuação do Governo do Estado de Minas Gerais na área de capacitação de pessoal para a modernização da gestão pública.
A Reforma do Estado, um dos temas prioritários da agenda nacional, demanda um corpo de servidores públicos profissionais, devidamente qualificados para o bom cumprimento de suas funções. Nessa perspectiva, um dos principais objetivos da Escola é formar, por meio do Curso de Administração Pública, profissionais para ingresso na carreira de especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
O Curso de Administração Pública oferece, simultaneamente, uma sólida formação acadêmica e a perspectiva de uma carreira com remuneração atrativa no serviço público estadual. Seu exame vestibular corresponde à primeira etapa de um concurso público que só se encerra quando os alunos se graduam, cumpridos os requisitos legais. Trata-se, portanto, não apenas da porta de entrada para um curso de graduação, mas, no caso dos alunos que concluírem o curso com êxito, também para o serviço público.