“Toda arte de ensinar é apenas a arte de despertar a curiosidade nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde”. A frase do poeta e romancista francês Jacques Anatole, é totalmente adequada ao espírito do Prêmio Professores do Brasil, que está em sua quarta edição. A iniciativa do MEC, em parceria com Fundação SM, Fundação Bunge, Instituto Votorantim, Instituto Pró-Livro, além de Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e dos Estados Ibero-Americanos, busca reconhecer e valorizar os educadores brasileiros.
As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 31 de agosto. A ficha de inscrição e regulamento, assim como as demais informações sobre a premiação estão disponíveis no site http://portal.mec.gov.br/premioprofessoresdobrasil/. Serão premiados 40 professores de todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental 1 – do 1º ao 5º ano – e ensino fundamental 2 – do 6º ao 9º, e ensino médio. Os vencedores receberão prêmio de R$ 5 mil, diploma e troféu.
Todos os trabalhos inscritos serão recebidos pela Universidade Federal de Pelotas, que neste ano será a responsável pela análise dos documentos, conforme o regulamento do concurso. Já a avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão de educadores e especialistas convidados pelo Ministério da Educação.
A solenidade de entrega do prêmio acontece em Brasília no final do ano, com a presença dos vencedores, que têm todos os custos da viagem pagos pelos organizadores. Além da cerimônia de entrega dos troféus, os educadores participam do Seminário Prêmio Professores do Brasil, o que possibilita a troca de experiências entre os educadores de escolas públicas de diversas regiões do Brasil.
O prêmio tem o poder de ampliar a visão do professorado, aumentar a auto-estima e o reconhecimento social da educação brasileira. Para a Fundação Bunge, parceira do MEC nesta premiação desde o começo, “O prêmio além de valorizar o educador brasileiro visa ainda estimulá-lo a ser protagonista no processo educacional e apontar novos caminhos para os desafios da educação”, conta Cláudia Calais, gerente de responsabilidade social da entidade.
Com o Instituto Votorantim a percepção não foi diferente. “O papel do educador é fundamental para o futuro dos jovens brasileiros”, afirma Tatiana Motta, coordenadora estratégica do Instituto Votorantim. “Por meio da variedade dos projetos, seus diferenciais e resultados podemos verificar que é possível oferecer um ensino de qualidade para que o jovem construa seu projeto de vida, trazendo benefícios para si mesmo, e para sua ação como agente de transformação social.”, completa.
Zoara Failla, gerente geral do Instituto Pró-Livro que participa do evento pelo segundo ano, comenta: “Os professores são uma grande ferramenta para transformar a leitura em uma experiência prazerosa. E, apesar dos desafios que enfrentam esses profissionais sempre conseguem se superar mais e mais, usando muita criatividade e flexibilidade”. AFundação SM que acaba de compor o grupo de patrocinadores está muito animada. “O Prêmio Professores do Brasil converge com nossos objetivos de promover iniciativas que reconheçam a educação como principal elemento de desenvolvimento humano e transformação social”, comenta Igor Mauro, diretor geral do Grupo SM no Brasil.
Completam ainda a rede de apoiadores o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
Sobre a Fundação Bunge
A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalho evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. A Fundação Bunge acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro. As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Professores do Brasil, Prêmio Fundação Bunge e apoio a estudos e pesquisas voltados para a Sustentabilidade); Socioambiental (Comunidade Educativa, um programa de escola sustentável e Comunidade Criativa, um programa de formação de jovens para o desenvolvimento local sustentável) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge). Fundação Bunge. Alimentar Idéias é Sustentar o Mundo.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, promovendo esforços em torno de uma causa comum: a juventude. Atualmente, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), estimulando internamente princípios e boas práticas de sustentabilidade.
Os programas voltados para a juventude são definidos como “rotas”. Criando rotas para o futuro, o Instituto sugere caminhos, oferecendo aos jovens oportunidades nos campos de Educação, Trabalho, Cultura e Esporte, bem como no fortalecimento de direitos e no incentivo aos jovens talentos que se destacam em seus diversos projetos pelo Brasil. Na atuação em educação, o objetivo é a elevação da escolaridade do jovem para o seu desenvolvimento continuado, por meio de uma educação de qualidade.
Sobre o Instituto Pró-Livro
O Instituto Pró-Livro surgiu com a proposta de fomentar a leitura no País. Sensível aos baixos índices de leitura dos brasileiros, entidades do livro – Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) – firmaram acordo com o Governo e, em outubro de 2006 criaram o Instituto Pró-Livro (IPL). O IPL começou a funcionar efetivamente em 2007. Em pouco mais de dois anos de atuação, deu passos largos no sentido de transformar o Brasil num país de leitores graças a efetivação de seu plano de ação orientado por sua principal estratégia que é a de contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de fomento à leitura. A realização da segunda edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil para conhecer os hábitos e indicadores de leitura dos brasileiros, revelou informações fundamentais para orientar políticas públicas e suas próprias ações. Seus resultados tem sido amplamente divulgados pela mídia. Essa pesquisa gerou desdobramentos como o Seminário Retratos da Leitura e o livro Retratos da Leitura no Brasil, onde foram analisados seus resultados. Outra iniciativa foi a Biblioteca Pró-Livro, uma instalação educativa e lúdica concebida pelo IPL para a 20ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, em agosto de 2008. Em abril deste ano, o IPL ainda instalou o Sítio Pró-Livro com uma contação de história acessível, durante a Reatech e, patrocinou em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, livros em braile e a versão falada de Reinações de Narizinho. Na Bienal Internacional do Livro, em setembro de 2009, o IPL apresentará para crianças e jovens a Floresta de Livros. www.prolivro.org.br.
Sobre a Fundação SM
A Fundação SM tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa, por meio de um amplo projeto de educação. “Para isso, procuramos conhecer e atender às necessidades do dia-a-dia do professor, da escola e dos sistemas públicos de ensino. Buscamos também fomentar a educação em valores para pleno exercício da cidadania e dos direitos humanos, promovendo a formação de cidadãos livres e participativos, capazes de continuar aprendendo sempre”, afirma o diretor-geral do Grupo SM no Brasil, Igor Mauro. O grupo, criado na Espanha há mais de 60 anos, é liderado pela Fundação SM, que define as linhas de atuação das demais empresas e retorna para a sociedade os lucros gerados por elas.
“Responsabilidade e inovação pautam o nosso trabalho, que pretende estar sempre próximo da escola”, explica Igor Mauro. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM já conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado, integrado a um projeto educacional que prevê ainda o estímulo à formação continuada de professores e o incentivo à reflexão sobre educação, o apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e o fomento à leitura e à produção literária, com destaque para iniciativas como o Prêmio Barco a Vapor o Prêmio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil. Em 2008 lançou o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos em parceria com a OEI, o Ministério da Educação e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.