De 19 de agosto a 30 de setembro, profissionais de todas as áreas graduados em 2008 e 2009 podem se candidatar para o 27º Curso Abril de Jornalismo nas modalidades de Texto, Design, Fotografia, Vídeo e Mídias Digitais. As inscrições do processo seletivo podem ser feitas pelo site do Curso: www.cursoabril.com.br. Os candidatos selecionados irão produzir conteúdo jornalístico sob orientação dos profissionais da Editora Abril, assistir a palestras e participar de workshops, além de realizar bate-papos informais com especialistas de cada área. O Curso, que ocorrerá entre janeiro e fevereiro de 2010, é gratuito e tem a missão de atrair jovens talentos editoriais para trabalhar na Editora Abril. Realizado há 26 anos, já formou cerca de 1.600 profissionais. A média anual de inscritos no processo seletivo é de 2 mil candidatos.
Sobre o Curso Abril de Jornalismo:
O primeiro curso da história da Editora Abril aconteceu em março de 1968. Cem jornalistas de diferentes estados, selecionados entre 1.800 candidatos, participaram de um curso, cujo objetivo era ensinar a fazer jornalismo em revista semanal. Foi desse grupo que saiu a primeira equipe de Veja. Cinqüenta desses profissionais continuaram trabalhando na empresa depois do período de treinamento. Inspirada nessa experiência, a idéia de um curso de formação de profissionais foi retomada em 1984, com a criação do Curso Abril de Jornalismo em Revistas. O curso é uma grande oportunidade para jovens jornalistas, designers e fotógrafos aprenderem na prática a fazer jornalismo em revistas. Em 25 anos, o curso formou mais de 1.500 alunos. Quase cem deles trabalham na empresa e muitos estão no mercado editorial.
Sobre o Grupo Abril
O Grupo Abril é um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação da América Latina. Fornece informação, cultura, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atua de forma integrada em várias mídias. Fundado em 1950, emprega hoje mais de 7 mil pessoas. O Grupo é composto pela Editora Abril (revistas), Abril Digital (que reúne Abril.com e Abril no celular), MTV, TVA (hoje, uma parceria estratégica com a Telefônica), além das Editoras Ática e Scipione (Abril Educação). Possui ainda a maior gráfica da América Latina e conta com uma eficiente operação de assinaturas. Os serviços de logística e distribuição são realizados pela Treelog.
Em 2008, a Editora Abril, líder nos vários segmentos em que opera, publicou mais de 300 títulos. Suas publicações têm uma circulação de 179,2 milhões de exemplares, em um universo de 27,9 milhões de leitores e 4 milhões de assinaturas. Sete das dez revistas mais lidas do país são da Editora Abril, sendo Veja a terceira maior revista semanal de informação do mundo e a maior fora dos Estados Unidos.