Estão abertas até o dia 18 de setembro as inscrições para estudantes de graduação, pós-graduação em nível de doutorado, pós-doutores e docentes interessados em candidatar-se a uma bolsa do Programa Eramus Mundus, Projeto Mundus17.
Os candidatos selecionados poderão realizar estudos e atividades de pesquisa em uma das instituições européias parceiras do Projeto, com as despesas de passagem área, seguro de saúde e bolsa mensal pagos pelo Programa.
De acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa, o intercâmbio terá como prioridade as áreas de Ciências Médicas, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Educação e Formação de Professores, Engenharia e Tecnologia, e Ciências Agrárias.
O objetivo é aumentar a capacidade de cooperação internacional entre as universidades brasileiras e a União Européia, por meio da promoção do intercâmbio de cooperação com as instituições de ensino superior européias. Trata-se de um programa de mobilidade dirigido a estudantes, investigadores e pessoal docente.
A inscrição deve ser realizada pelo site http://mundus17.up.pt, lembrando que o candidato deve obter carta de apoio da Instituição e respeitar as normas e critérios definidos pela Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa da UNIFESP. Para estas e outras informações acesse a página da Assessoria deAssuntos Internacionais (http://www.unifesp.br/reitoria/orgaos/assessorias/assint).
Para o MUNDUS 17 podem se candidatar os estudantes de graduação, que tenham concluído, com êxito, o primeiro ano de estudo. Os cursos: Pedagogia, Engenharia Química, Medicina, Farmácia e Bioquímica, Enfermagem, Fisioterapia, Ciências Biomédicas, Educação Física, Nutrição, Psicologia, Ciências Biológicas, Química, Ciências Sociais, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.
Além da inscrição feita pelo site, o candidato também deve oter carta de apoio do coordenador do curso, no caso de estudantes de graduação. Para os doutorandos e pós-doutores também é necessário ter o apoio do coordenador do programa de Pós –Graduação e estar vinculado a um programa nota 5, 6 ou 7 da Capes. As candidaturas enviadas serão classificadas nas universidades européias conforme os critérios de avaliação determinados pelo Programa EM ECW e pelos Comitês Diretivos das Universidades.
Normalmente, os cursos de graduação são ministrados apenas no idioma nativo do país, portanto, é solicitado o conhecimento desse idioma. No caso dos pesquisadores e pós-graduandos é preciso confirmar na ‘Oferta Acadêmica’, disponibilizada no website. O tempo de permanência do intercâmbio depende da categoria da bolsa , podendo variar de 6 a 34 meses no caso de doutorado completo
Os candidatos (não somente os graduandos, mas também os pesquisadores e pós-graduandos) devem escolher a instituição européia em que desejam realizar seus estudos. No caso dos estudantes de graduação, o curso a ser freqüentado no exterior deve ser o mesmo da UNIFESP. Vale ressaltar que a UNIFESP também participa doEramus Mundus 15. Para esse projeto, as informações estarão disponíveis em meados de setembro.
De acordo com o Programa MUNDUS 17, para serem considerados elegíveis, os estudantes de UNIFESP devem ter nacionalidade brasileira, conhecimento suficiente da língua de ensino da instituição européia selecionada, ter completado com aprovação pelo menos um ano de estudos, optar por áreas de estudos elegíveis para o curso que freqüenta, entre outros requisitos que estão disponíveis no site (graduação, doutorado e pós-doutorado e docentes).
As bolsas serão pagas diretamente pela universidade coordenadora aos candidatos selecionados, no caso doMUNDUS 17, a Universidade do Porto. Além da bolsa mensal, os candidatos contemplados receberão também passagens aéreas (ida e volta), seguro saúde, viagem e acidentes pessoais e reembolso das despesas de visto.
Sobre a UNIFESP
Criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), primeira universidade especializada em saúde no País. Atualmente, com 18 mil alunos matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e demais programas de pós, a UNIFESP conta com 874 docentes, sendo que 93% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida por uma das universidades que mais cresce no País.