Esta é a última semana para participar do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – ciclo 2009. As inscrições encerram na segunda-feira, 14 de setembro. O principal objetivo do prêmio é promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das MPEs por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão. Podem participar empresas de todos os estados do país que tenham receita bruta anual de até R$ 2.400.000 (dois milhões e quatrocentos mil reais) e tenham completado pelo menos um ano fiscal (empresas que iniciaram suas atividades até 31/12/2007).
Os critérios de avaliação do MPE Brasil levam em conta os aspectos da gestão e os resultados das empresas, na forma de um questionário de autoavaliação, que é adequado de acordo com as especificidades das micro e pequenas empresas. Os critérios avaliados são: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. As empresas inscritas podem concorrer nas seguintes categorias:
Agronegócio
Comércio
Indústria
Serviços: Educação
Serviços: Saúde
Serviços: Tecnologia de Informação
Serviço: Turismo
Serviços: Outros
Além do prêmio de Destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social.
De acordo com o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, Presidente Fundador do MBC e Presidente do Conselho do Grupo Gerdau, participar do Prêmio é o primeiro passo para o aprimoramento das lideranças, conhecimento profundo do próprio negócio e desenvolvimento de estratégias. “Temos a convicção de que esse sistema de premiação juntamente com o sistema de avaliação é uma das ferramentas mais inteligentes que possa existir para capacitar o empresário para enfrentar a luta da competição e do desenvolvimento”, afirma o empresário.
Os vencedores da etapa estadual do Prêmio serão homenageados em Evento de Reconhecimento, em Brasília, onde, na ocasião, conheceremos as empresas vencedoras da Etapa Nacional. No ciclo 2008, 53 mil empresas participaram do MPE Brasil. Os vencedores da Etapa Nacional do MPE Brasil 2008 foram: o Laboratório Ghanem, de Santa Catarina, que venceu em duas categorias; a Fazenda Frutti Hall e a Escola Professor Paulo Freire, de Pernambuco; a Vininha Panificadora e FBITS Desenvolvimento de Software, do Paraná; a AS Viagens e Turismo, do Pará; a Tecnoindustrial Engenharia, Serviços e Equipamentos e a Poolseg Corretora de Seguros, do Rio Grande do Sul.
As empresas candidatas no MPE Brasil passam a contar com uma série de benefícios, como por exemplo, participação em seminários de excelência realizados em seu estado, recebimento do Relatório de Autoavaliação (lista os pontos fortes, as oportunidades de melhoria e pontuação obtida), além da possibilidade de melhorar seu desempenho, aumentando a competitividade, melhorando seus produtos e serviços e contribuindo no desenvolvimento econômico da sua comunidade.
Além disso, se premiada, a empresa pode utilizar a marca do MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como uma empresa com sistema de gestão alinhado aos princípios da excelência. Caso a empresa vença na Etapa Estadual, poderá participar de um evento de reconhecimento nacional, além do Seminário para MPEs, em Brasília.
A inscrição é gratuita e pode ser feita na página www.premiompe.sebrae.com.br ou nos pontos de atendimento do SEBRAE. O prazo final para as inscrições é 14 de setembro.
O MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas é realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), SEBRAE Nacional,Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade.