INSS – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) envia, a partir desta quarta-feira (7), o contracheque anual para os beneficiários com cartão de final 8, desconsiderando-se o dígito. Devido ao grande número de beneficiários, o envio dos documentos para mais de 26 milhões de pessoas foi escalonado entre agosto e outubro. O documento chegará à casa dos beneficiários em até dois dias úteis após a postagem, para os que residem nas capitais, ou em três dias úteis, para os que moram nas demais cidades e em áreas rurais.
Em razão da greve dos Correios, alguns beneficiários INSS com cartão de final 7 poderão receber os comprovantes esta semana. Embora os comprovantes tenham sido emitidos e enviados aos Correios de acordo com o cronograma pré-estabelecido, a greve atrasou a entrega em algumas localidades.
A cada semana está sendo enviado um lote contendo, em média, 2,6 milhões de contracheques INSS, de acordo com o final de benefício. Na próxima semana será enviado o penúltimo lote, desta vez para beneficiários com cartão de pagamento de final 9, sempre desconsiderando-se o dígito.
Além de aposentados e pensionistas INSS, também têm direito ao documento os segurados que estão em auxílio-doença e os que recebem benefícios assistenciais. O comprovante é referente ao período entre julho de 2008 e junho de 2009.
Devido ao volume de impressão e à capacidade de produção da Dataprev para esse tipo de documento INSS, estimada em 350 mil contracheques por dia, cada lote leva em média uma semana para ficar pronto para expedição. A previsão é de que a última impressão ocorra na segunda quinzena de outubro.
Informações – Além dos valores recebidos pelos beneficiários INSS no período entre julho de 2008 e junho de 2009, o contracheque traz informações sobre todos os descontos efetuados no pagamento, como parcela de empréstimo consignado, imposto de renda retido e pensão alimentícia, se for o caso.
O documento permite que os beneficiários INSS comprovem com facilidade a sua condição junto à Previdência Social e também a renda, quando necessitarem. Quem tem acesso à internet pode imprimir o comprovante mensal de rendimento. Para isso, basta acessar a página do Ministério da Previdência Social, clicar em “extrato de pagamento de benefício” – o atalho está na página inicial – e digitar o número do benefício, a data de nascimento e os dígitos de segurança que aparecem na tela.
INSS ACS/MPS