A Previdência Social alcança, neste mês de dezembro, a marca de 27 milhões de beneficiários em todo o Brasil. A garantia de proteção social a um número tão expressivo de trabalhadores foi destacada nesta terça-feira (15), em Brasília, na abertura da reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). O segurado Damião Armando de Souza, 53 anos – que acaba de se aposentar como contribuinte individual -, recebeu um certificado do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valdir Simão.
Simão afirmou que a garantia do pagamento de benefícios a mais de 27 milhões de beneficiários em todo o Brasil é uma marca que deve ser registrada. Ele destacou que o principal objetivo da previdência vem sendo cumprido: pagar uma folha desse porte com a responsabilidade devida. “Temos cumprido nossa função de pagar às pessoas certas, nos valores corretos e em dia, em todos os municípios mais distantes do país”, disse.
Damião de Souza, mineiro de Januária, chegou a Brasília com os pais, em 1968. Ele trabalhou com carteira assinada, entre 1973 e 1996, e, após esse período, tornou-se autônomo – vendedor ambulante de lanches – e manteve o vínculo com a previdência como contribuinte individual. Ao somar 35 anos de contribuição, procurou uma Agência da Previdência Social e obteve o benefício. “Foi tudo muito simples, pois eu tinha todos os comprovantes dos pagamentos”, destacou.
Ele afirmou que sempre manteve suas contribuições em dia, por considerar a proteção previdenciária uma garantia de futuro seguro. “Trabalhei desde cedo para construir minha vida e cuidar da família – esposa e três filhos – e me esforcei ainda mais para manter o pagamento das contribuições como autônomo, mas valeu a pena. Agora terei um futuro tranqüilo, com a renda do benefício e ainda os recursos que vêm do meu trabalho”, finalizou. Antes de ser autônomo, Damião manteve vínculo empregatício durante 25 anos.
INSS ACS/MPS