O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, participou do XXII Congresso do The International Society onThrombosis and Haemostasis(ISTH), um congresso de referência mundial. O evento ocorreu em Boston, entre os dias 11 e 16 de julho e entre 7 mil trabalhos apresentados, o estudo coordenado pela Profª Drª Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, pesquisadora do Instituto Butantan, recebeu duas medalhas. As duas medalhas foram relativas a importância do trabalho no contexto câncer x coagulação sanguinea.
O estudo já obteve excelentes resultados, células cancerigenas morreram em ensaios feitos in vitro (em culturas de célula, por um mecanismo de morte programamda) e nos ensaios in vivo, os camundongos apresentaram regressão do tumor, após tratamento com a molécula. O mecanimso de morte das células tumorais já esta em parte desvendado pelo grupo envolvido neste estudo. Além disso, a molécula mostrou efeito anti-coagulante, restabelecendo os parâmetros hemostáticos dos animais com tumor, resultado este muito importante uma vez que muitos tipos de câncer induzem pro coagulação nos pacientes complicando ainda mais o quadro existente.
Agora o próximo passo é completar o entendimento do mecanismo pelo qual a molécula atua na destruição das células tumorais sem afetar as células normais e dar um direcionamento para os testes pré-clinicos. Caso os resultados continuem sendo promissores, é possível pensar que estamos próximos do desenvolvimento de um novo medicamento com capacidade antitumoral.