Os pacientes internados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira” (ICESP) – Organização Social de Saúde – ganharam mais um diferencial no tratamento recebido dentro do hospital. Trata-se do projeto Enfermeiro de Referência, cuja missão é alinhar as condutas de toda a equipe multiprofissional para oferecer cuidados focados nas necessidades individuais dos pacientes.
O Enfermeiro de Referência recebe o paciente e o acompanha do início ao término do processo de tratamento. Com este modelo assistencial o paciente estabelece um elo de confiança com o enfermeiro e pode ser atendido de acordo com suas particularidades. O projeto já foi iniciado nas unidades de internação e a ideia é expandi-lo para as áreas que tratam pacientes não internados.
Através de acompanhamento individualizado, o profissional pode conhecer melhor o paciente, identificando preferências e dificuldades de cada um. Desse modo, o atendimento se torna mais personalizado e humanizado.
“Cada indivíduo possui uma necessidade e uma maneira própria de reagir à doença. A idéia do projeto é oferecer uma assistência segura e abrangente, que atenda as necessidades do paciente e da família. O profissional poderá se antecipar às necessidades dos pacientes, planejando e executando um plano de cuidados multiprofissional e sempre alinhado às necessidades de cada momento do tratamento”, explica Wania Regina M. Baia, Diretora Geral de Assistência do ICESP.
Sobre o ICESP
Inaugurado em maio de 2008, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira é uma Organização Social de Saúde, criada pelo Governo do Estado em parceria com a Faculdade de Medicina da USP para ser o maior hospital especializado em tratamento de câncer da América Latina. Com 112 metros de altura, construído em uma área aproximada de 84.000 m² na Av. Doutor Arnaldo, próximo à Avenida Paulista, o ICESP é fruto do investimento de R$ 270 milhões em obras e equipamentos.
No prédio, de 28 andares, cerca de 6 mil pacientes com diagnóstico de câncer são atendidos mensalmente e tratados por alguns dos mais qualificados profissionais do Brasil nesta especialidade. Uma característica essencial do Instituto é a inovação na assistência prestada, que permite ao paciente ter todas as fases de seu atendimento, do diagnóstico à reabilitação, integradas no mesmo local.
Além do atendimento médico, os profissionais do ICESP desenvolvem atividades de ensino e pesquisa de acordo com o modelo de ensino médico introduzido pela Faculdade de Medicina da USP no país. O objetivo é transformar o Instituto em um centro de pesquisa de referência em nível internacional na área do câncer, inclusive no estudo de novos fármacos e tratamentos inovadores para a doença.