Com o grave momento vivido pelo planeta, as dificuldades impostas aos mais pobres aumentarão. Nessa hora, é preciso agir
A crise econômica que a sociedade global enfrenta ainda não terminou. Apesar dos recentes índices que mostram que a economia mundial está reagindo, muita coisa ainda está por vir. Números recentes indicam que entre 55 e 90 milhões de pessoas passarão à condição de pobreza extrema ainda neste ano.
Por isso, nessas condições, é preciso que a sociedade se mobilize para ajudar, colaborar com quem precisa. Uma grande onda de voluntariado tem crescido no Brasil. Diversas instituições sociais precisam deste apoio. É preciso, porém, ter projetos sérios e práticos para realmente colaborar.
O Instituto Futuro Cidadão (IFC), localizado em Campinas (SP) é uma dessas instituições. Com ideias inovadoras, tem ajudado muitas pessoas.
Atualmente, são dois os projetos em andamento e mantidos pelo IFC: cartilha “Direitos do Cidadão, Deveres do Vereador” e Centro de Treinamento Bioser, em Paulínia (SP).
Outro projeto que obteve bastante repercussão foi o programa Inclusão Digital no Monte Cristo, que consistiu na montagem de uma sala de Inclusão Digital. A Associação dos Moradores do Jardim Monte Cristo, considerado um dos bairros mais carentes de Campinas, disponibilizou um espaço em suas dependências para dar início ao projeto. O objetivo foi atender até 200 pessoas por mês através de material didático de qualidade superior e com o apoio de monitores treinados pelo IFC. O projeto tinha como objetivo a formação de profissionais habilitados para a demanda do mercado de trabalho.
A Biblioteca Virtual foi outro projeto de destaque do IFC. Consistiu na criação de uma caravana itinerante para fomentar a leitura entre jovens, crianças e deficientes físicos. O programa proporcionou o acesso a uma coleção organizada de livros, contos e documentos eletrônicos através de computadores instalados no interior de um ônibus totalmente equipado para atender a jovens e crianças de comunidades carentes.
O projeto “Direitos do Cidadão, Deveres do Vereador” tem como principal objetivo a conscientização política de jovens e adolescentes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Por fim, o centro de treinamento e capacitação de mão-de-obra BioSer, localizado em Paulínia, oferece cursos técnicos voltados a trabalhadores desempregados ou àqueles que procuram ter uma melhor qualificação profissional. O centro é mantido pelo consórcio Mendes Júnior-MPE-SOG, responsável pela construção de dois complexos de filtragem e purificação de gasolina da Replan, em parceria com o IFC. O centro tem estrutura para receber até 100 alunos/mês.
Exposição Brecheret
Em junho de 2009, o IFC, em parceria com o Antiquário Fakiani e Fundação Escultor Victor Brecheret, participou da exposição com obras do escultor Victor Brecheret, no Galleria Shopping, em Campinas. Ao todo, 12 obras do artista foram expostas e puderam ser compradas pelo público. Parte das vendas foi destinada aos projetos sociais do IFC.
“Foi uma oportunidade de divulgar a obra de uns dos escultores mais importantes do Brasil e de fomentar o interesse pela cultura nacional. Além disso, não podemos esquecer o papel social da exposição, que destinou parte da verba aos projetos sociais do IFC”, afirma Igor Furniel, presidente do instituto.
Mais sobre o IFC
Contribuir para o bem estar da sociedade se tornou uma obrigação para todo cidadão. No mundo injusto que vivemos, já não há mais espaço para pessoas ou empresas que fiquem de braços cruzados. Por isso o Grupo GSN se mobilizou e, desde 15 de setembro de 2003, mantém o Instituto Futuro Cidadão (IFC), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos. O IFC desenvolve projetos nas áreas de meio ambiente, educação, saúde, cultura e esporte, visando a democratização da informação para a construção de uma sociedade menos excludente e mais sustentável.