A Intel lançou mundialmente este mês o novo processador Intel Core i5, codinome “Lynnfield”, baseado na premiada arquitetura Nehalem da Intel. Os novos processadores, juntamente com o novo chipset Intel P55 express, já estão disponíveis no mercado brasileiro e são indicados para os consumidores que precisam de ótimo desempenho para mídia digital, produtividade, jogos e outros aplicativos pesados. O chipset Intel® P55 Express será a base para as placas-mãe em todo o mundo, oferecendo novos níveis de desempenho e escalabilidade para todos, desde o revendedor aos usuários mais avançados.
O novo processador Core i5, livres de chumbo e materiais halógenos, conta com a exclusiva tecnologia Intel® Turbo Boost e é um dos primeiros processadores da Intel a integrar uma porta PCI-Express 2 de 16 linhas e dois canais controladores de memória. Isso significa que todas as funções de entrada/saída e gerenciamento serão realizadas por um único chip, o chipset Intel P55 Express. Os chipsets anteriores da Intel precisavam de dois chips separados.
As empresas que se comprometeram e estão trabalhando para trazer o produto ao consumidor brasileiro são: Accept, CCE, Leadership, Megaware, Meoo PC. Além disso, as empresas Gigabyte, MSI, ECS, Asus e Digitron também terão placas-mãe compatíveis com os processadores.
“A Intel amplia sua gama de processadores considerados topo de linha com o lançamento dos três novos processadores, incluindo o Intel® CoreT i5, que chega para complementar a estratégia de simplificação de marcas da Intel e para tornar acessíveis os desktops baseados nos processadores Intel® CoreT i5 e i7 para todos os segmentos de consumidores”, afirmou Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel Brasil.