No próximo dia 20 acontece a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A meta da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) para este ano é a de vacinar nove mil crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o que corresponde a 95% da população do município nessa faixa etária. A abertura oficial da Campanha acontece no próximo dia 19, na Unidade de Saúde da Mulher, bairro BNH, com a presença do secretário de Saúde do município, José Batista da Silva, e a distribuição de doces pelo Zé Gotinha, símbolo da Campanha de vacinação contra a pólio.
A doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada por três tipos de poliovírus.
A forma abortiva da doença caracteriza-se por febre, dor de cabeça, dor de garganta, anorexia, vômitos, e dor abdominal. A forma meníngea apresenta os mesmos sintomas da forma abortiva e mais a irritação meníngea. Já a forma paralítica caracteriza-se por uma paralisia flácida assimétrica, predominando em membros inferiores e em grandes grupos musculares.
O Brasil está livre do poliovírus desde 1989 e assim deve manter-se até a concreta certificação mundial da erradicação do agente infeccioso.
Postos de vacinação
O município disponibilizará a vacina contra poliomielite em todas as unidades de saúde e em postos de vacinação espelhados pelos bairros, sejam em escolas, associações de moradores, igrejas, mercados, entre outros. No total serão disponibilizados 46 pontos de vacinação em Ji-Paraná.