Com objetivo de mobilizar a sociedade no auxílio às famílias desabrigadas pelo excesso de chuva no nordeste do país, aconteceu no Fórum Desembargador Hugo Auller, em Ji-Paraná, o lançamento oficial da campanha “Ajude o Maranhão”. O Juiz de Pequenas Causas, João Valério Silva Neto, fez um apelo à sociedade para que doem roupas e alimentos não perecíveis.
De acordo com o Juiz, o Maranhão possui cerca de 160 mil pessoas atingidas pela enchente. “Precisamos ajudar o Maranhão. Além de todo o problema da enchente, o Estado é o que possui o menor índice de desenvolvimento humano do país. Contamos com a solidariedade de toda a população jiparanaense para que participem desta campanha”, esclareceu.
A campanha está sendo realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Ação Social, de Esportes e Educação, com a imprensa, empresários locais, e o Serviço Social do Comércio (Sesc). Segundo João Valério, as doações serão transportadas até o Maranhão pela Eucatur, pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pelos Correios, e distribuídas aos desabrigados pela Defesa Civil e Exército Brasileiro.
As doações poderão ser entregues nos postos de arrecadação localizados na prefeitura Municipal, Fórum, Shopping Cidadão, Secretaria de Ação Social, Gerivaldão, entre outros locais que estão sendo montados em pontos comerciais. A campanha seguirá até o dia 27 de junho, dia em que também acontecerá mais uma edição da Justiça Rápida no município.
Desafio da Solidariedade
Também como atividade do Dia do Desafio, que acontecerá no próximo dia 27, a secretária de Ação Social, Sônia Reigota, solicitou que os moradores se sensibilizem com a causa e realize doações.
No dia 26, na Avenida Vilagran Cabrita, na abertura do Dia do Desafio, haverá um Posto de Arrecadação para que a população de Ji-Paraná faça a sua doação. A arrecadação também seguirá durante todo o Dia do Desafio.