Até 2010 Ji-Paraná receberá do Governo Federal duas unidades equipadas para prestar socorro em toda a região atendida pelo Hospital Municipal.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um programa do Ministério da Saúde que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.
Em Rondônia, Porto Velho já é atendida por este serviço. Entre as outras capitais brasileiras, o SAMU está presente em Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Macapá, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
O SAMU poderá ser acionado através do telefone 192 (ligação gratuita):
* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
* Em casos de Intoxicação exógena
* Em caso de queimaduras graves
* Na ocorrência de maus tratos
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
* Em casos de tentativas de suicídio
* Em crises hipertensivas
* Quando houver acidentes/trauma com vítimas
* Em casos de afogamentos
* Em casos de choque elétrico
* Em acidentes com produtos perigosos
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte
Atualmente, a rede nacional SAMU conta com 146 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil. Ao todo, 1.269 municípios são atendidos pelo SAMU.
O governo federal entrará com uma contrapartida mensal a municípios e estados com projetos aprovados de SAMU, bancando 50% do custeio mensal desses serviços.
Além do SAMU, Ji-Paraná contará com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), as quais serão instaladas nos dois distritos do município.
UPA são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.