Um final de semana muito animado e de muita “Luz”, envolveu os ji-paranaenses, foi a comemoração do 32º aniversário do município. Diversas atividades, entre elas a ligação das luzes que enfeitam Ji-Paraná durante o período natalino, levou a população às ruas para acompanhar toda a programação.
As atividades começaram a ser desenvolvidas na quinta-feira (19) com o Encontro da Saudade de Futsal, que aconteceu no Gerivaldão, e na sexta-feira (20) o destaque ficou para o Brincarte, no mesmo local. O projeto Brincarte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é de autoria de Suzana Rocha, Coordenadora de Cultura das Escolas Municipais, e trabalha nas escolas com música, dança, teatro e artes visuais. O projeto é desenvolvido em 21 escolas da rede pública municipal e foi iniciado este ano. Segundo Suzana, o que aconteceu no Gerivaldão foi exatamente o encerramento dessas atividades, onde cada instituição apresentou o trabalho desenvolvido.
“Não foi um mostra competitiva, apenas a apresentação dos trabalhos desenvolvidos em cada escola, como uma forma de proporcionar integração entre os alunos. Não tratamos como competição pois acreditamos que é prejudicial para crianças de 3 e 4 anos. O real objetivo é a apreciação dos trabalhos”, explicou. Aproximadamente 800 crianças, de zona urbana e rural, presentes ao Gerivaldão.
Ainda na sexta-feira aconteceu a abertura oficial das festividades com evento à noite no Gerivaldão. Presentes diversas autoridades, entre elas o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM), o vice José Otônio Lima Silva (PSDB), o governador Ivo Cassol (PP), o vereador Nilton César Rios (presidente da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná), entre outros.
Dom Bruno, Bispo de Ji-Paraná, abençoou o evento e fez questão de lembrar que está no município em missão de paz, que é um dos objetivos do trabalho da Igreja Católica no município, além de sua grande preocupação com a proteção da Amazônia. “Estamos muito apreensivos quanto ao desmatamento, precisamos cuidar da recuperação dessa natureza. Quanto ao município, que Deus nos conceda muitos prósperos anos”, afirmou.
O prefeito Bianco agradeceu a todos e ressaltou a importante presença do primeiro prefeito do município e compositor do hino de Ji-Paraná, Valter Bártolo, pelo seu trabalho pioneiro. “São 32 anos da emancipação política e mais um ano muito positivo. São pelo menos 15 obras para serem iniciadas, algumas já licitadas, outras por aprovar. Dos 11 parlamentares, 10 têm sido nossos companheiros. Estamos terminando o ano muito melhor do que iniciamos.
Agradeço em especial os nossos secretários e servidores, se a administração é um sucesso não poderíamos ter conseguido sem eles. Todos têm sido parceiros, e essa é a nossa palavra chave. O maior parceiro até agora foi a população, que está sabendo reivindicar, nos apresentam os problemas e sabem cobrar a solução de forma justa”, afirmou Bianco, concluindo seus agradecimentos lembrando da colaboração da Assembléia Legislativa, da bancada federal, dos vereadores de Ji-Paraná e da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da JiCred. “Esta é uma parceria que tem dado certo”.
A programação seguiu pelo sábado e domingo, com diversos eventos esportivos e o 10º Encontro de Fanfarras, no Gerivaldão, que reuniu 17 fanfarras de 15 municípios, aproximadamente mil participantes. O encerramento aconteceu a noite com uma Missa na Igreja Matriz São João Bosco.