Está sendo concluída na linha 94 em Ji-Paraná a construção do prédio que irá abrigar o Laboratório-Escola de Fitoterápicos (Centro Fitoterápico) do município. A obra, no valor de R$ 791.017,67, está sendo realizada com recursos do Governo Federal, via emenda parlamentar do deputado federal Anselmo de Jesus, com contrapartida da Prefeitura Municipal. Na última sexta-feira, o prefeito em exercício de Ji-Paraná, José Otônio Lima Silva, esteve no local, junto com o deputado Anselmo, com o Secretário Municipal de Governo, Rui Vieira, e com os engenheiros responsáveis, visitando a obra.
O Laboratório-Escola, que é uma reivindicação antiga do Movimento Sindical Rural, capacitará profissionais, produtores rurais e familiares, para a correta utilização de plantas medicinais, matéria-prima em abundância na região amazônica.
O local, que será administrado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), possuirá auditório com capacidade para 150 pessoas, laboratório, dormitório, cozinha e refeitório. O local também será utilizado na promoção de eventos que agreguem conhecimentos à população na área da fitoterapia, além de, num futuro próximo, produzir medicação fitoterápica que será distribuída à população a um baixo custo.
Segundo informações de Rui Vieira, são diversos os benefícios que o laboratório irá gerar para a população ji-paranaense. “São muitas as espécies de plantas que temos na Amazônia, este local será muito importante para o descobrimento de novas espécies e a realização de estudos para a sua correta aplicação, não há uma biodiversidade maior que a nossa”, comentou, lembrando que poderão ser feitos diversos convênios com instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Museu Goeldi, Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (Inpa), entre outras.
Após a conclusão da obra, o próximo passo será sair em busca de recursos para compra de equipamentos. O terreno também foi uma doação da Prefeitura Municipal.