A campanha de vacinação contra raiva animal deve chegar esta semana aos dois últimos bairros que ainda não receberam a visita do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A campanha teve início no último dia 30 e até agora já vacinou mais de 15 mil animais.
De acordo com o responsável técnico do CCZ, Gilvan Agostinho dos Santos, somente no dia “D” da vacinação anti-rábica, que contou com 35 postos de vacinação, foram vacinados mais de 15 mil animais em Ji-Paraná. De lá para cá, mais 500 animais, entre cães e gatos, receberam a vacina.
A pedido de presidentes de bairros serão montados dois postos avançados de vacinação anti-rábica esta semana para atender comunidades periféricas. Amanhã, 10, um posto de vacinação será montado no bairro Vila Agrícola, no pátio da igreja Santo Rei. Cães e gatos poderão ser vacinados das 8 às 11 horas. O CCZ também atenderá pedido de instalação de um posto avançado no bairro Novo Horizonte, faltando apenas que seja determinado o local para a vacinação.
A vacina anti-rábica continua disponível no Centro de Controle de Zoonoses e na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) por tempo indeterminado.
Na zona rural
Ainda segundo Santos, teve início no último dia 1º a campanha de vacinação anti-rábica na zona rural. Por se tratar de uma área muito extensa, a campanha deve seguir até o dia 20 do próximo mês. Vacinadores do Centro de Controle de Zoonoses estão atendendo comunidades isoladas, as linhas e os distritos de Ji-Paraná.
Na próxima sexta-feira, a vacinação para cães e gatos contra a raiva acontece no Distrito Nova Colina, no Centro de Saúde, das 8 às 12 horas.
“A campanha está no mesmo ritmo de anos anteriores. Esperamos chegar a perto de 17 mil animais vacinados com estes dois bairros e atingir a meta, que é de 22 mil animais, até o fim da campanha na zona rural”, explicou Gilvan.