Um sistema de captura on-line – que realiza a captura de imagens, sendo elas fotos, assinatura e digitais do usuário para armazenamento de dados para a confecção da carteira nacional de habilitação está sendo implantado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) em Ji-Paraná e nos principais municípios do Estado.
Em Ji-Paraná, a 3ª CIRETRAN e o Posto Avançado já receberam o novo sistema. A captura on-line vai facilitar o processo de impressão das CNH, já que não será mais necessário fazer a digitalização das fotos 3×4 e assinaturas. A tecnologia adotada utiliza estações de captura de imagens, compreendendo câmera digital, monitor, CPU, finger scan e pad de cristal líquido para assinaturas.
O Detran tem implantado inovações no município. No inínio do mês o prefeito em exercício de Ji-Paraná (Rondônia), José Otônio Lima Silva, recebeu um projeto para adequação do trânsito de Ji-Paraná, elaborado por engenheiros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). De acordo com José Otônio, o próximo passo é sair em busca de recursos para a implantação das adequações previstas no projeto. “Estamos muito empenhados em melhorar a qualidade do trânsito de Ji-Paraná. Iniciamos uma reorganização na EMTU, realizando treinamento de pessoal, trabalhando em conjunto com a PM e o Detran. Investimos cerca de R$ 300 mil na compra de novos semáforos, em um veículo doado à PM, e em sinalização vertical e horizontal, sempre com objetivo de diminuir o número de acidentes e organizar o trânsito”, explicou José Otônio.