O concurso de música clássica Prelúdio, promovido e exibido pela TV Cultura, chega a sua sexta eliminatória neste domingo (1/11). Gravado no Auditório Franco Zampari, em São Paulo, a etapa trará a apresentação de três jovens músicos, entre eles uma jovem paulistana de apenas 17 anos, sob a regência do maestro e diretor Júlio Medaglia. O programa vai ao ar a partir das 14h30.
Concorrem nesta fase a pianista Beatriz Oliveira (17 anos), de São Paulo/SP, que traz o Concerto Kv. 41 em sol maior para piano, no 4: mov. I, de Wolfgang Amadeus Mozart; o oboísta Ricardo Barbosa (25 anos), de São José do Rio Preto/SP, que toca Concerto Kv. 314 para oboé e orquestra, também de Wolfgang Amadeus Mozart; e a contrabaixista Natália Terra (21 anos), do Rio de Janeiro/RJ, que apresenta Canção e Dança, de Radamés Gnatalli.
Os três se apresentarão com a Orquestra Prelúdio e serão avaliados por um júri formado por músicos, críticos e especialistas.
Nas cinco primeiras eliminatórias, o programa selecionou para as semifinais o trompetista Tiago Linck, o violinista Mizael Junior e o percussionista Heri Brandino, o contrabaixista Sanderson Cortez e o pianista Alexsander Ribeiro.
O concurso é dividido em onze etapas: oito eliminatórias, gravadas no Auditório Franco Zampari; duas semifinais, no Teatro do Colégio Santa Cruz; e a final, que, exibida ao vivo, na Sala São Paulo. O vencedor ganhará uma Bolsa de Estudos na Alemanha, patrocinada pelo Instituto Goethe, e a um concerto prêmio, regido por Medaglia.