O Brasil é o quinto maior país do mundo e tem o maior percentual de jovens, porém, cerca de 50% desses jovens não estudam e dos quais estudam apenas 13% chegam a universidade. O que mais vem preocupando a Seduc (Secretaria da Educação) é a questão do desemprego. Cerca da metade do total de desempregados no Brasil tem entre 15 e 24 anos, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O percentual chega à 46% de jovens desempregados.
Um dos principais motivos é a falta de capacitação técnica e profissional, muitas vezes causada pela falta de condições financeiras, mas isso também se deve a fraca cultura empreendedora e a desconexão da educação com o mercado de trabalho. Através disto, a Secretaria da Educação com o objetivo de formar jovens empreendedores, criou um projeto de incentivo aos alunos do ensino médio.
A Feira do Empreendedorismo, tem por finalidade preparar os jovens para serem pequenos empreendedores e para que possam se capacitar para o mercado de trabalho. Este projeto é obrigatório em todas as escolas públicas de Ji-Paraná, e é direcionado ao ensino médio. Através deste projeto os jovens aprendem a como gerenciar uma empresa, a importância dos argumentos e do bom atendimento e como o otimismo, a persistência e a responsabilidade fazem toda a diferença no mercado de trabalho, “Eu acho um ótimo projeto, digamos que é uma preparação para o futuro e com isso os alunos tem uma base de como será o mercado de trabalho”, diz Samielle Cristofari, aluna do terceiro ano do ensino médio da escola Julio Guerra.
Andressa Damiana
Aluna Reporter