O relatório de fusões & aquisições da PricewaterhouseCoopers mostra que o número de negócios divulgados nos últimos sete meses ainda é 21% menor do que o registrado em igual período de 2008, quando foram realizadas 407 transações. Os 66 negócios realizados no mês de julho mostram, segundo o levantamento, uma tendência de curva ascendente no número de fusões e aquisições. “A perspectiva é que até o fim do ano seja possível atingir o mesmo patamar registrado em 2008”, prevê o sócio da PwC Alexandre Pierantoni, especialista em corporate finance.
Nestes sete meses o capital nacional esteve presente em 157 transações, 59% dos negócios de compra de participação (controladora ou não). No mesmo período de 2008 esteve presente em 242 transações. A participação do investidor estrangeiro atingiu o patamar pré-crise, com participação de 41%, ou seja, 107 transações.
A participação de Private Equity se fortaleceu no contexto atual e se mantém como alternativa de capitação de recursos. No acumulado do ano este investidor esteve presente em 24% das transações. O documento da PwC mostra que empresas de médio porte com potencial de consolidação e “internacionalização” estão atraindo este tipo de investidor.
As aquisições de controle continuam predominantes e representaram 54% das transações. Os negócios que envolveram participação não controladora representaram 28% no período, registrando aumento significativo em relação a sua média histórica, no patamar de 18%. Fusões e joint ventures representam juntas 12% dos negócios anunciados.
Os setores que tiveram destaque em julho foram os de tecnologia da informação e alimentos, que juntos representaram 19%, seguidos dos segmentos financeiros (9%), serviços (7%), mineração, química e petroquímica (6% cada), varejo, construção e transportes (5% cada).
A fusão e incorporação da Sadia e Perdigão, originando a BRF (Brasil Foods), BTG adquirindo as operações no Brasil do UBS por US$ 2,5 bilhões, Banco do Brasil adquirindo participação no Banco Votorantin por US$ 1,8 bilhão foram alguns dos maiores negócios realizados no sétimo mês de 2009.
A PricewaterhouseCoopers (www.pwc.com/br) presta serviços de auditoria, assessoria tributária e societária e assessoria em gestão empresarial com foco em segmentos econômicos específicos. Mais de 140.000 pessoas em 149 países conectam seus conhecimentos, experiências e soluções para criar valor aos clientes e seus “stakeholders”.
© 2007 PricewaterhouseCoopers. PricewaterhouseCoopers refere-se ao conjunto global de firmas PricewaterhouseCoopers, cada uma delas constituindo uma pessoa jurídica separada e independente.