A prioridade da Lei é o direito da criança e do adolescente à convivência familiar, mas Justiça e sociedade estão preparadas para cumprir esse desafio da melhor maneira, a partir das novas regras da Lei de Adoção? Veja o que muda para as crianças nos abrigos e para os interessados em adotar uma criança. Participe do debate no Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, sexta (21), às 13h.
No programa Sala de Convidados, o público participa ao vivo pela WEB www.canalsaude.fiocruz.br, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122.
Se preferir, antecipe a participação pelo [email protected]
Convidados – para debater o tema com telespectadores e internautas, estarão no estúdio representantes da Associação de Magistrados Brasileiros, de abrigos, psicólogos e advogados.
Mudanças – Já sancionada, a nova Lei de Adoção prevê que a permanência de crianças e adolescentes em programas de acolhimento familiar ou institucional não deverá se prolongar por mais de dois anos. E a cada seis meses, a situação deverá ser reavaliada. Um dos pontos polêmicos está no apoio que a nova lei prevê para gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção, oferecendo assistência durante o período pré e pós-natal.
De acordo com dados do Cadastro Nacional de Adoção, há mais de 22 mil pais potenciais, sendo que 78% só aceitam crianças entre 0 e 3 anos; 82% não aceitam adotar irmãos; 33% só aceitam meninas; e 42% só aceitam crianças brancas. Do outro lado, no cadastro, cerca de 30% das crianças possuem irmãos registrados; 45% são meninas e 37% são brancas. (Fonte: Associação dos Magistrados Brasileiros).
Participe ao vivo com sua opinião. Até lá!
Onde ver – Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr Para assistir no site do Canal Saúde, acesse , clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: [email protected]. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.