O mercado de cosméticos e de higiene pessoal teve um crescimento de 18% no primeiro semestre de 2009, de acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoa, Perfumaria e Cosméticos). De olho na evolução desse segmento, muitas redes supermercadistas apostam em parcerias com fabricantes de diversos segmentos.
Um exemplo disso é a rede de supermercados DIA, que escolheu a indústria especializada em lenços e toalhas umedecidas Lençobrás para a fabricação de seus produtos para higiene de bebês, que levam a marca do supermercado e têm a vantagem de apresentar preços bastante competitivos.
Para poder ofertar cada vez mais produtos de qualidade a preços mais competitivos e, assim, fidelizar seus clientes, estas redes têm feito parcerias com indústrias, cada uma especializada em seu seguimento. Esse processo exige bastante cautela e uma relação baseada em confiança, pois o que está em jogo é a credibilidade de quem imprime a marca na embalagem do produto.
A respeito disso, Alejandra Orenstein, diretora de Marketing da Lençobrás, afirma que “é preciso que haja uma relação de confiança e transparência entre a nossa empresa e seus clientes, porque enquanto um realiza grandes investimentos no produto a ser lançado, o outro tem sua marca exposta e fica sujeito às cobranças do consumidor”.
Em decorrência da expansão do mercado de marcas próprias e terceirização, os fabricantes também registram mais vendas. Como é o caso da Lençobrás, que teve no trimestre de 2009 um faturamento 40% maior em relação ao mesmo período de 2008, na fabricação de toalhas e lenços umedecidos.