Pesquisadores da faculdade de enfermagem Frances Payne Bolton e da faculdade de medicina da Universidade Case Western Reserve, juntamente com o Centro de Pesquisa Geriátrica (GRECC) do Centro Médico Louis Stokes da cidade de Cleveland, o Centro de Pesquisa em Iluminação do Instituto Politécnico Rensselaer e a GE Consumer & Industrial, iniciaram avaliação em uma clínica com ausência de luz natural, para determinar se as novas cores de luz fluorescente desenvolvidas pela GE podem ajudar a regular o ciclo sono-vigília dos pacientes hospitalizados por um longo período. Os pesquisadores colocam à prova sua teoria de que o ciclo sono-vigília pode ser regulado através da luz, ajudando os pacientes que sofrem de males como a demência.
Em um estudo-piloto realizado recentemente com cinco pacientes do sexo masculino, todos eles sofrendo de demência senil e internados em uma clínica de tratamento extensivo para idosos, os pesquisadores trocaram as lâmpadas fluorescentes comuns por protótipos de luzes branco-azuladas em uma sala onde a maioria dos pacientes se reunia para comer e realizar atividades diurnas.
A equipe de pesquisadores acredita que a exposição à luz branco-azulada, bem como à luz solar, pode ajudar a regular o ciclo de sono-vigília, o qual é um padrão de comportamento relacionado ao clico bioquímico circadiano da melatonina. Estar acordado ou dormindo depende dos níveis desse hormônio no organismo.
Os pesquisadores procuram regular o ciclo de sono-vigília controlando a exposição dos pacientes à luz branco-azulada (vigília) e branco-amarelada (sono). Ao aumentar a exposição à luz branco-azulada durante o dia e à luz branco-amarelada à tarde, os pesquisadores esperam ajudar os pacientes a regular os seus ciclos, de modo que estejam mais acordados durante o dia e durmam melhor à noite.
Patricia Higgins, professora associada da Escola de Enfermagem Bolton e uma das líderes da pesquisa, afirma que este projeto pode ser especialmente benéfico para as pessoas que sofrem de demência senil.
“Nossa intenção era observar se a iluminação poderia afetar os ciclos de sono-vigília dos participantes”, afirma Higgins. “Mesmo neste grupo reduzido, os resultados são promissores no que se refere a aumentar os níveis de atividade durante o dia e a quantidade de sono durante as noites”.
Os pesquisadores planejam realizar um estudo mais amplo entre os residentes com demência senil de duas clinicas no noroeste de Ohio. Este estudo incluirá também pacientes do sexo feminino, para constatar se a iluminação produz impactos diferentes a cada um dos gêneros.
Um inesperado efeito colateral do estudo é que, uma vez acostumados à nova luz branco-azulada, a maioria dos empregados passou a preferir as novas condições de iluminação.
Há várias décadas sabe-se que a luz afeta o que as pessoas sentem. Indivíduos particularmente sensíveis às mudanças de luz se beneficiam de maior brilho nas fontes luminosas. Na opinião dos pesquisadores, a nova iluminação utilizada neste estudo altera a cor da luz sem apresentar um brilho excessivo.
“Não é necessário gastar luz se podemos ajustá-la à cor correta e maximizar, assim, a sua vida útil”, afirma Mariana Figueiro, professora-assistente e diretora do programa no Centro de Pesquisa em Iluminação do Instituto Rensselaer. “A luz é um bom estímulo para o sistema circadiano, o mesmo que regula o nosso ciclo de sono e vigília”, diz Thomas Hornick, diretor-associado do GRECC e professor-associado da Faculdade de Medicina da Universidade Case Western Reserve. Ele explica que está comprovado que certos medicamentos podem ser mais eficazes se administrados no momento apropriado do ciclo circadiano.
Com o objetivo de encontrar uma alternativa de intervenção segura e não farmacológica, os pesquisadores também esperam aplicar a informação obtida neste estudo como fundamento para substituir a iluminação em hospitais, proporcionando uma recuperação mais rápida aos pacientes e melhor qualidade de vida, com suficiente descanso durante a noite.
“Temos alma inovadora”, afirma Mark Duffy, gerente de engenharia e sistemas tecnológicos de GE Consumer & Industrial. “Nossa meta ao iniciar esta cooperação era colocar a mesma paixão e criatividade que dedicamos às aplicações e necessidades dos nossos clientes em um projeto que tem implicações para toda a sociedade. Estamos muito orgulhosos de ser parte deste esforço”.
Caso comprovem que trocar a iluminação servirá para melhorar a saúde das pessoas, os pesquisadores já planejam o seguinte passo: buscar influenciar as políticas públicas com o objetivo de incluir novos padrões de iluminação em hospitais, clínicas e centros de atendimento a pacientes.
Sobre a GE Consumer & Industrial
GE Consumer & Industrial é líder na indústria de aparelhos elétricos e iluminação, bem como equipamentos industriais integrados, sistemas e serviços. Como fornecedora de soluções comerciais, industriais e residenciais em mais de 100 países, GE Consumer & Industrial utiliza tecnologias inovadoras, como a ecomaginationSM, uma iniciativa da GE que busca trazer ao mercado novas tecnologias capazes de ajudar clientes e consumidores a cumprir com os urgentes desafios ambientais da atualidade, ao mesmo tempo em que oferece conforto, conveniência, proteção e controles elétricos.
General Electric (NYSE: GE), subsidiaria da GE Corporation, vende produtos sob as marcas de consumo Monogram®, ProfileT GE®, Hotpoint®, SmartWaterT, Reveal® e Energy Smart®, e sob as marcas comerciais Entellisys®, Tetra®, VioT e Immersion®.
Em nível global, GE Consumer & Industrial é formada por duas unidades operacionais – Appliances e Lighting & Industrial. A empresa emprega 3.000 funcionários, e seus produtos estão presentes em 25 países e territórios da América Latina e do Caribe. A unidade Lighting & Industrial dedica-se à fabricação e comercialização dos sistemas de iluminação e equipamentos de distribuição elétrica integrada da GE, sistemas e prestação de serviços para indústrias vitais, incluindo as áreas de mineração, petróleo e gás, turismo, vendas a varejo, residências e construção civil.
NOTA DO EDITOR:
Por favor, veja o vídeo complementar, intitulado “A Lâmpada do Momento para pessoas com demência”, disponível no site: www.YouTube.com / GELightingFuture
Também está disponível um vídeo de mídia de qualidade de transmissão na Internet no seguinte endereço:
https://www.yousendit.com/transfer.php?action=batch_download&send_id=684396834&email=c48cf48b16188976f1ff26fc7913442a /
Contato de mídia: GE Consumer & Industrial – Liana Sucar, liana.sucar @ ge.com, + 305-551-5193