Os mais de 40 cursos de capacitação à distância ultrapassaram os três mil servidores da segurança pública de Rondônia inscritos. Os cursos foram oferecidos pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), em convênio com a Secretaria de Segurança Pública (Senasp/MJ) e com a Rede Nacional de Educação a Distancia em Segurança Pública do Ministério da Justiça.
O número de inscritos superou o do último curso, quando apenas 2.180 servidores conseguiram efetivar as inscrições. Isso foi possível devido o esforço da Sesdec, que manteve plantão 24h, desde às 23:00 horas do dia 07 (quinta-feira), nos Telecentros, em todo o Estado. Às inscrições tiveram início na madrugada do dia 08 (sexta-feira).
Para que Rondônia tivesse participação maciça nos cursos, além dos plantões nos Telecentros, a Sesdec liberou as redes de internet das Polícias Civil e Militar, durante o período de inscrição, e disponibilizou atendimento no Comando Geral da PM, 1º Batalhão e Diretoria de Ensino.
Segundo o secretário de segurança, Evilásio Sena, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp-MJ) oferece 180 mil vagas para todo o País. “Devido à grande procura, as vagas são preenchidas em, no máximo, dois dias”, acentuou.
Os cursos são gratuitos e os alunos com salários de até R$ 1,7 mil ganham bolsa de incentivo. Segundo os organizadores, os cursos de 40 horas terão a duração de 32 dias. Os de 60 horas terão 45 dias. Como são via internet, o aluno não precisa se deslocar de sua residência, podendo inclusive escolher o horário dos estudos. Ao final do curso, os servidores receberão certificado, expedido pela Senasp/MJ.
Assimp/Sesdec