Apicultura recebe fortalecimento com iniciativas de cooperação e associativismo
O projeto Jovem Empreendedor Rural está formando a primeira turma de alunos em Rondônia. O curso durou três anos e teve como objetivo gerar oportunidade de trabalho e renda a jovens de 16 a 24 anos do último ano da Escola Agrícola de Colorado D’Oeste e da Escola Agrícola Federal de Cacoal.
O programa foi desenvolvido com o apoio do Instituto Cooperforte, Cooperativa de Apicultores Portal da Amazônia (Cooapa) e Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste e Sebrae.
– O projeto visou fortalecer o empreendimento rural em apicultura, integrando a produção agrícola com o fortalecimento das iniciativas de cooperação e associativismo nos municípios de Vilhena, Colorado D’Oeste e Cerejeiras, integrantes da região do Cone Sul de Rondônia – afirma João Machado Neto, coordenador do Programa Apicultura Integrada e Sustentável (Proapis).
Os alunos receberam 300 horas de capacitação em empreendedorismo, gestão ambiental, marketing, técnicas de manejo e produção apícola, além de acompanhamento pedagógico. Eles receberam, nesta quarta, dia 08, os kits apícolas para iniciar atividades empreendedoras, ação que dá continuidade as atividades desenvolvidas durante a capacitação.
São parceiros do projeto a Cooapa – Cooperativa Apícola Portal da Amazônia, as prefeituras de Vilhena e Colorado D’Oeste e a Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste. Na programação em Vilhena e Colorado, está agendada uma reunião com as diretorias do Cooperforte e Sebrae, com os parceiros e os alunos atendidos pelo projeto, visando fortalecer a parceria e discutir futuros projetos.
AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS