Angiologistas e cirurgiões vasculares discutem a doença que mais leva pacientes aos consultórios
Aproximadamente 35% dos brasileiros têm algum tipo de varizes. Dados do Ministério da Saúde registram que a enfermidade é a 14ª causa de afastamento temporário. Dor, cansaço e sensação de peso nas pernas são os sintomas mais frequentes, mas as varizes também podem provocar inchaços, ardência, câimbras e outras indicações de males mais graves capazes de ocasionar limitações irreversíveis para uma série de atividades.
A patologia que mais leva pacientes a procurar angiologistas é tema de simpósio promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – RS, o Flebo 2009 (do grego: veia, artéria). Conceituados especialistas estrangeiros e brasileiros debatem, dias 26 e 27 de novembro, no Centro de Eventos São José do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre –RS, prevenção, diagnóstico, abordagem, complicações e tratamentos com tendências mundiais e com técnicas tradicionais.
O evento presidido pelo Dr. Pedro Pablo Komlós tem como alguns dos principais temas benefícios e limites do ecodoppler, insuficiência venosa crônica, a espuma no tratamento das varizes e varizes em diversas fases como na gravidez e na 3ª idade.
Já confirmaram presença Jorge Ulloa, da Colômbia; Nick Morrison, dos EUA e Roberto Simkin, da Argentina. Entre outras atividades do encontro, os três especialistas de renome internacional, participam, com colegas brasileiros, da mesa redonda intitulada “Vantagens e Desvantagens dos Métodos de Tratamento das Varizes dos Membros Inferiores”. O especialista Ulloa traz as novidades da “Espuma”, o médico argentino trata de “Endolaser” e o americano fala sobre “Radiofrequência”. Já a “Cirurgia Convencional” é abordada, nesta sessão, pelo paulista Henrique Jorge Guedes Neto.
A programação completa do evento pode ser conferida no site :www.abev.com.br/flebo2009
O que são varizes
Varizes dos membros inferiores são veias dilatadas e tortuosas, visíveis ou palpáveis através da pele. Originam-se de veias pré-existentes, inúteis e desnecessárias, que enfermas tornam-se prejudiciais.
Os portadores de varizes costumam herdar veias com paredes fracas. Este erro genético se acentua sob determinadas condições como as alterações hormonais. Ciclos menstruais, gestações, anticoncepcionais, menopausa, além de flebites, traumatismos figuram como principais fatores de risco. Ao contrário do que se pensa popularmente, sol, salto alto, depilação, corrida, musculação ou outros exercícios, alimentação, fumo, cruzar as pernas têm muito pouca influência no problema.
Prevenção
Os cirurgiões vasculares advertem que há fatores de risco, como hereditariedade e idade avançada, sobre os quais as pessoas não podem agir, mas lembram que todas podem e devem evitar os perigos modificáveis. É preciso adotar um estilo de vida mais saudável. Praticar exercícios físicos regularmente, não fumar, controlar a pressão arterial e ter uma boa alimentação são algumas das recomendações.
Evento: Flebo 2009 – Simpósio de Flebologia
Presidente Pedro Pablo Komlós
Promoção: Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – RS
Presidente Luiz Francisco Costa
Local: Centro de Eventos São José do Hotel Plaza São Rafael – Porto Alegre
Data: 26 e 27 de novembro
Informações e Inscrições: www.abev.com.br/flebo2009 (51) 3061-2957 [email protected]