Os focos de fogo ainda rodeiam Manaus e espalham fumaça sobre a cidade. Às 8 horas, a visibilidade no aeroporto internacional Eduardo Gomes estava reduzida para 3 mil metros. Desde julho, as pancadas de chuva estão sendo rápidas e raras na região de Manaus. A vegetação tem ficado menos úmida do que o normal, o que facilita o aumento dos focos de incêndio. Essa época é mesmo de pouca chuva na região da capital do Amazonas, mas tem chovido menos do que a média. Mas o calor que tem feito na cidade está dentro do que se poderia esperar. Ontem, Manaus teve a tarde mais quente do ano até agora. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima chegou aos 36,9ºC.
Focos de incêndio também se alastram pelo sul do Pará e espalham fumaça sobre a região de Carajás. Às 8 horas, a visibilidade no aeroporto local estava reduzida para 5 mil metros.
De acordo com os meteorologistas, até o fim de semana, o calor e a alta umidade favorecem o aumento de nuvens e as pancadas de chuva em Manaus e no Pará.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia da América Latina. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, entre outros setores.
O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno, um dos precursores da profissão no País, com mais de 23 anos de carreira, que ajudou a mudar a cultura que o brasileiro tinha sobre a meteorologia. O Grupo Climatempo conta ainda com Ana Lúcia Frony vice-presidente, Renato Urbinder, sócio-diretor (Diretor de Negócios e Projetos Especiais), e os diretores executivos Gilca Palma (Climatempo Meteorologia), André Madeira (Agência Climatempo) e o jornalista Paulo Polli (TV Climatempo) no Conselho Consultivo.