Na estrada há sete anos, o Sandália de Prata, grupo que veio da periferia de Capão Redondo, carrega com classe a arte do samba paulistano e a exibe no programa Manos e Minas deste sábado (14/11), transmitido pela TV Cultura às 19h. Com dois discos lançados, a Big Band costuma lotar os bailes de gafieira e samba-rock na cidade.
Sob a poderosa voz de Ully Costa, a banda toca músicas que já se tornaram clássicos do samba-rock paulistano, como Sapato de Ouro, Gildete, Reza Forte e uma versão da famosa Check my machine, de Paul McCartney. Os membros da formação atual são: Leo Mendes (violão e guitarra), Carlinhos Creck (baixo), Jorge Neto (trombone), Paulinho Sorriso (bateria), Dado Tristão (teclados), Tito Amorim (percussão), João Lenhari (trompete), Marcelo Fernandes (sax) e Ully Costa (vocais).
Ainda nessa edição, o programa traz um grupo que luta para preservar o jongo, uma dança afro-brasileira calcada no batuque, ancestral do nosso samba e surgida nas terras nas quais os escravos vindos da África plantavam café. Já Ferréz entrevista o cantor e compositor Edvaldo Santana, que na década de 70 formou o grupo Matéria-Prima, que acompanhou Tom Zé.
Apresentado por Thaíde, o programa Manos e Minas surgiu para cobrir uma lacuna na TV aberta, ainda carente de programas que falem diretamente com o jovem de periferia, protagonizados por eles mesmos.